Madeira

Albuquerque defende redução de impostos em "termos proporcionais"

None

Sobre as recentes declarações do líder da JPP, Élvio Sousa, que deixou uma espécie de desafio a Miguel Albuquerque para reduzir a taxa de IVA de 22% para 16%, o presidente do Governo Regional disse que “tudo é viável”, mas que é favorável ao que tem sido feito até agora, que é a redução dos impostos sobre o rendimento das pessoas e das empresas, em termos proporcionais. Para além disso, o chefe do Executivo considera que a diminuição do IVA deve ser algo pontual e sobre um conjunto de produtos que são essenciais para o bem-estar das pessoas.

Dando o exemplo da diminuição que ocorreu na restauração, onde considera que “não existiu impacto nem no consumidor nem no preço das refeições”, Miguel Albuquerque explicou que uma redução sob o rendimento deve ter uma repercussão directa no investidor e no rendimentos das pessoas.

Desde 2016 nós temos feito a redução gradual sob o IRS, sobretudo nos primeiros quatro escalões, e desde aí, já diminuímos o IRS em 68 milhões de euros. Todos os anos fazemos a redução dos impostos sob as empresas. Neste momento, temos o IRC em 14.6% , o que significa que são mais de 14 milhões de euros que são devolvidos às empresas por ano