Comunidades Madeira

Não há registo de vítimas portuguesas resultantes das cheias em Durban

None

Para já “não  temos conhecimento de nenhum português afectado” nas cheias provocadas por chuvas torrenciais na província sul-africana de KwaZulu-Natal, vizinha de Moçambique, afirmou há instantes o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas numa curta declaração e de balanço provisório.

O número de vítimas aumentou de 259 para 306 na noite desta quarta-feira. Paulo Cafôfo garante que o governo português irá acompanhar, através contactos com a embaixada e com a rede consular existente em território sul-africano, a evolução das cheias, nomeadamente em Durban, zona mais fustigada.

É nesta área que se estima residam mais de 20 mil portugueses, a maioria dos quais madeirenses.

O Governo declarou hoje o estado provincial de calamidade em KwaZulu-Natal, onde devastadoras inundações provocadas por chuvas torrenciais, que se agravaram desde a passada sexta-feira, causaram a destruição generalizada na costa oriental do país.

A Forças Armadas Sul-Africanas (SANDF) foram mobilizadas para fornecer apoio aéreo durante as evacuações após a destruição de casas, empresas, estradas, pontes, bem como infraestruturas de eletricidade, água e saneamento que foram danificadas ou destruídas por completo.

O Presidente da República Cyril Ramaphosa, que visitou hoje as áreas mais afetadas na região da cidade portuária de Durban, descreveu a situação como sendo "uma catástrofe de enormes proporções".

O chefe de Estado sul-africano referiu que as restantes províncias do país estão a enviar ajuda humanitária, meios e pessoas para o KwaZulu-Natal, frisando que o Governo nacional está também a envidar esforços no sentido de providenciar ajuda financeira à província, assim como apoio às famílias das vítimas com "os funerais, abrigo, alimentação e cobertores".

Esta tarde, também o director regional das Comunidades e de Cooperação Externa manifestara a sua preocupação.