Madeira

SESARAM operou açoriano através de parceria entre Serviços Regionais de Saúde

Diretor do Serviço Dr. João Manuel Rodrigues
Diretor do Serviço Dr. João Manuel Rodrigues, Foto: DR

O Serviço de Cirurgia Cardiotorácica do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no dia 6 de Abril, operou o primeiro doente açoriano, no âmbito da colaboração para a realização de cirurgias, de acordo com a capacidade técnica e científica instalada.

“Este primeiro doente foi um paciente coronário com necessidade de cirurgia urgente, transferido do Hospital Divino Espírito Santo. Foi submetido a um  bypass coronário duplo. O doente terá alta brevemente com regresso, à sua residência na Ilha Terceira, marcado já para fim desta semana, podendo assim passar a Páscoa com a sua família. É extremamente gratificante, para o SESARAM  e para o Serviço de Cirurgia Cardiotorácica, em particular, ter a confiança dos nossos pares açorianos  e  poder contribuir para o tratamento dos seus doentes  cardíacos  que necessitam cirurgia e que, até hoje, eram operados apenas nos hospitais de Lisboa,  Porto e Coimbra.” Dr. João Manuel Rodrigues, diretor do serviço

A colaboração entre o SESARAM e o Hospital do Divino Espírito Santo contempla sinergias noutras especialidades, o que resultou em uma parceria que trouxe vantagens para os doentes dos Serviços Regionais de Saúde da Madeira e dos Açores.

Por sua vez, o utente açoriano não quis deixar a oportunidade para agradecer a toda a equipa do Serviço de Cirurgia Cardiotorácica que o acompanhou neste procedimento.

Quero deixar uma palavra de gratidão e apreciação por tudo o que fizeram. Foi a primeira operação deste género aqui no Hospital Dr. Nélio Mendonça. Foi um sucesso e só tenho a agradecer ao Dr. João Manuel Rodrigues, à sua equipa, todos os enfermeiros e auxiliares que foram excepcionais, fantásticos e super atenciosos connosco. O meu muito obrigado e que continuem a ter sucesso incrível como foi esta operação, espero que as outras sejam iguais