Mundo

Palestiniano morto a tiro na Cisjordânia, terceiro no domingo

Foto: DN
Foto: DN

Um palestiniano foi morto a tiro, no domingo à noite, pelo exército israelita na Cisjordânia, depois de ter alegadamente atirado 'cocktails Molotov' contra veículos civis, disseram fontes palestinianas.

O incidente ocorreu na aldeia de Khader, na Cisjordânia, perto de Belém, onde a vítima mortal, de 21 anos, vivia.

De acordo com o Ministério da Saúde palestiniano, a vítima não resistiu aos ferimentos.

O exército indicou que soldados "avistaram ontem [domingo] à noite um suspeito a atirar um 'cocktail Molotov'" [uma bomba incendiária de fabrico caseiro] contra veículos numa estrada principal na zona central da Cisjordânia, tendo os militares "agido para o impedir de usar munições vivas".

Este foi o terceiro palestiniano morto no domingo em incidentes com o exército israelita na Cisjordânia, na sequência de uma escalada da tensão na região, depois de quatro ataques mortais em Israel em pouco mais de duas semanas, o último dos quais na quinta-feira, na cidade de Telavive.

Isto levou as forças israelitas a realizar extensas operações na Cisjordânia, particularmente na zona norte de Jenin, o que nos últimos dias levou a confrontos armados, mais feridos e palestinianos mortos.

Também no domingo, uma mulher desarmada que correu em direção às tropas, na zona de Belém Governador, foi morta pelo exército israelita. Durante a tarde, uma outra mulher foi morta pelos militares israelitas depois de ter esfaqueado e ferido levemente um polícia na cidade de Hebron.