A Guerra Desporto

Premier League deixa de transmitir jogos para a Rússia

None

Os jogos da liga inglesa de futebol vão deixar de ser transmitidos para a Rússia já a partir da próxima jornada, devido à invasão russa à Ucrânia, anunciou hoje o organizador da competição.

Em comunicado divulgado no seu site oficial, a Premier League explicou que, com o apoio unânime dos clubes, foi decidido "suspender com efeito imediato" o acordo com a empresa responsável pela transmissão dos jogos em solo russo e doar um milhão de libras (cerca de um milhão e 200 mil euros) para apoiar o povo ucraniano.

"A Premier League condena veementemente a invasão da Ucrânia pela Rússia. Apelamos à paz e os nossos pensamentos estão com todas as vítimas. A doação será feita ao Comité de Emergência de Desastres para entregar ajuda humanitária diretamente aos necessitados", lê-se no comunicado do organismo.

Na última jornada, a Premier League realizou várias campanhas de apoio à Ucrânia, com todos os capitães das equipas a usarem uma braçadeira com as cores da Ucrânia, bem como jogadores, treinadores, árbitros e dirigentes a participarem em momentos de reflexão e solidariedade antes de cada partida.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que, segundo as autoridades de Kiev, já fez mais de 2.000 mortos entre a população civil.

Os ataques provocaram também a fuga de mais de 1,7 milhões de pessoas para os países vizinhos, de acordo com a ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.