Às TITAS da Madeira!!

Tive o privilegio e o enorme prazer de na semana passada ter visitado duas Instituições que acolhem crianças vindas pelas mais diversas razões, mas infelizmente separadas dos seus pais e família.

Dei por mim a pensar, que mundo o nosso onde ainda existem situações destas onde seres inocentes e desprotegidos sofrem e de que forma as consequências dos desmandos dos mais velhos.

Infelizmente é uma realidade dura e crua! Para que todas estas crianças cresçam e se sintam queridas há um conjunto de pessoas que conheci fantásticas! As crianças chamam-nas TITAS!

Acreditem que são umas heroínas e fiquei impressionado e porque não dizer, comovido ao ver o carinho como aquelas crianças falavam e olhavam para as suas TITAS. E o cuidado, o carinho e atenção que elas lhes dão!!

Impressionante. Temos de nos lembrar que aquelas equipas de TITAS trabalham 24hs sobre 24hs para que nada lhes falte e de alguma forma tudo fazem para compensar o afecto e o amor que as famílias de cada uma daquelas crianças nunca lhes proporcionaram. Tenho de confessar que aquele dia fica-me marcado para o resto da minha vida. Sabia como todos da existência destas Instituições mas visitá-las, ver e contactar com a realidade é muito diferente. Jamais me cansarei de prestar homenagem a todas as TITAS da Região. Que trabalho extraordinário fazem em prol destas crianças. Quero através das Directoras Dra. Margarida Carvalho do Aconchego, Professora Leontina Santos do Centro Social e Paroquial da Santíssima Trindade da Tabua e Dra. Guida Dinis da Valencia Infantojuvenil deste Lar cumprimentar e agradecer a todas as TITAS que trabalham e colaboram nas V. Instituições e publicamente assumir o meu compromisso de voltar, se me permitirem, ao V. contacto tentando dessa forma ajudar-vos a proporcionarem ainda melhores condições a todas as crianças que passam pelas V. Instituições. Seria injusto se não referisse que para estas visitas se realizassem tivemos um apoio inexcedível por parte da Secretaria Regional da Inclusão Social e Cidadania pelo que quero também na pessoa da Dra. Rita Andrade (que nos deu o privilegio de sair directamente do avião para estar connosco numa das visitas) agradecer o empenho e disponibilidade da sua equipa. Bem Haja!

Por ultimo um pedido ou um apelo aos empresários desta Região! Dediquem alguns minutos da V. vida empresarial procurando ajudar Instituições como estas que ajudam crianças.

Há tantas formas e tão fáceis de ajudar! Tomei conhecimento de empresas regionais que já o fazem sem grandes publicidades e percebi o quanto valem esses apoios. Porque não por exemplo pagar um ano do consumo de energia elétrica, gaz ou agua etc a uma Instituição? Por exemplo entregar um valor x para aquisição de material desportivo ou escolar para as crianças? Um cheque duma das cadeias de supermercados da Região? Enfim cada um saberá com certeza a melhor forma de contribuir. Mas por favor contribuam!! Todas estas crianças estarão agradecidas e bem merecem.

JBC