Madeira

Madeira comemora Eliminação da Discriminação Racial em Câmara de Lobos

None

No próximo dia 21 de Março comemora-se o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial. Na Região Autónoma da Madeira a data será assinalada junto de jovens, no concelho de Câmara de Lobos. Neste âmbito será realizada uma tertúlia subordinada ao tema 'A eliminação da Discriminação Racial', que terá lugar das 10h00 às 11h30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos.

Nesta tertúlia participarão quatro cidadãos oriundos de diversos países (Ucrânia, São Tomé e Príncipe e Venezuela) e etnias (Comunidade Cigana), que foram acolhidos na Madeira.

O evento contará ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Pedro Coelho que irá dar as boas vindas aos convidados e da directora regional dos Assuntos Sociais, Graça Moniz, na sessão de encerramento.

A moderação estará a cargo da representante do Governo Regional da Madeira na Comissão para a Igualdade Contra a Discriminação Racial (CICDR), Mariana Bettencourt.

A tertúlia será antecedida por um momento de visualização de um vídeo sobre o regresso à inocência, com a banda sonora 'Return to innocence' dos Enigma, que retrata a ausência de desigualdades aliada à inocência das crianças.

A celebração anual desta data foi inicialmente instituída pela Organização das Nações Unidas, em 1966, como forma de sensibilizar a comunidade internacional para importância de continuar a desenvolver esforços para eliminar todas as formas de discriminação racial, bem como, reafirmar e renovar o seu objectivo de ajudar a construir um mundo mais justo e igualitário.

Mais recentemente, a Resolução da Assembleia da República n.º 140/2018, de 26 de Abril, veio consagrar o dia 21 de Março como Dia Nacional para a Eliminação da Discriminação Racial.