Madeira

Casa dos Açores na Madeira recebe conselheiro da Bermuda

O conselheiro, que também é membro da direcção da Casa dos Açores na Bermuda, está de visita à Madeira.

None

A Casa dos Açores na Madeira recebeu a visita do conselheiro da diáspora açoriana na ilha da Bermuda, Alexandre Moniz. O conselheiro, que também é membro da direcção da Casa dos Açores na Bermuda, está de visita à Madeira.

O presidente da Casa dos Açores na Madeira, Carlos Madruga da Costa, aproveitou a oportunidade para estreitar laços entre as duas comunidades açorianas e para abordar aspectos comuns entre as duas Casas dos Açores. Na reunião foi ainda abordado o Conselho da Diáspora Açoriana, que teve lugar a 16 de Março, em São Miguel, e que reuniu presencialmente 35 membros.

A reunião foi presidida pelo Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, para quem as Casas dos Açores representam “verdadeiras embaixadas nos países de acolhimento” das comunidades, sendo que o Conselho da Diáspora “é uma oportunidade de os órgãos de governo próprio da região receberem reflexão, aconselhamento e apreciação crítica e proponente” sobre, por exemplo, políticas a implementar”.

Para além dos dezanove conselheiros eleitos, integram o referido Conselho da Diáspora Açoriana, o Vice- Presidente do Governo Regional dos Açores, três representantes do Conselho Mundial das Casas dos Açores, os directores regionais com competências nas áreas da emigração e comunidades, da solidariedade social, da qualificação profissional e emprego, da cultura, do turismo e dos incentivos, um representante da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, um representante das associações de emigrantes com presença e actividade na Região, um representante da Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas e um representante do Conselho das Comunidades Portuguesas.

A Casa dos Açores da Bermuda foi fundada a 10 de Março de 2015 e a Casa dos Açores na Madeira a 27 de Dezembro de 2019.