Quando a terra treme

Sim, quando isso acontece ficamos assustados e apreensivos, pois não estamos habituados a lidar com este fenómeno, mas como tudo na vida tem os seus motivos e a sua razão de ser, achamos que algo não está bem é verdade, é o ambiente e a natureza a se manifestar com avisos.

Ora eu lembro-me de 50 anos atrás, ou talvez mais tive a sorte de conhecer uns senhores que estudavam geologia, os vulcões, e outros fenómenos, eles gostavam muito da nossa ilha, pois ela tinha tudo o que eles procuravam, esses senhores todos os anos vinham á Madeira e por cá ficavam às vezes semanas, eles estudavam a natureza e o ambiente, eram cientistas.

Eu fui apresentado a esses senhores por um senhor ligado ao turismo que era para eu servir de guia e mostrar o turismo e mostrar os pontos de interesse que eles procuravam, e assim o fiz, mostrei até muito mais do que eles procuravam, por exemplo, os picos, as chaminés vulcânicas, as ribeiras e outros pontos, pois eu sabia onde eles estavam, e de repente me apercebi do que eles queriam saber e estudar.

Em diversas vezes visitamos, os picos todos, o Curral das Freiras, o Caniçal, o Porto Moniz, ora todos os picos têm uma chaminé vulcânica pois foi essa que os formou pela expelição de lava , eu perguntei porque era esse interesse todo pelas chaminés, responderam que na Madeira ao longo do mar talvez vinte cinco mil metros da nossa costa existe um vulcão submerso que está plena atividade, e ele tem ligações à terra para descarga de energia que ele próprio cria e existe os ramais onde estão as chaminés vulcânicas para expelir, e a maior chaminé encontra-se precisamente no local conhecido como o buraco do forjo, e fomos avisados que estes locais nunca devem ser tapados. Caso o fizessem torna-se muito perigoso e pode provocar abalos de terra devido a energias acumuladas.

Lembro-me que alguém há tempos atrás depois de extrair areão, mesmo debaixo da igreja de São Martinho, existe uma chaminé vulcânica, resolveram encher o buraco de terra e o pior aconteceu, só nessa zona a terra tremeu daí até ao Arieiro, provocando deslizamento de terras e acabou soterrando alguns trabalhadores que aí operavam nesse local, de certeza que alguém ainda se lembra.

Acontece que também o buraco do forjo foi entupido por terras e passado uma semana deu grandes tremores de terra coincidência ou não mas aconteceu.

Outro exemplo na entrada do túnel que liga a Serra de Água a São Vicente, com as obras da abertura taparam uma chaminé que lá está, e reparem o piso deformado, nunca vai ficar bom sem reporem o arejamento.

Tenho um pequeno excerto escrito por alguém há muito tempo intitulado a forja e o forjo, se um dia alguém quiser publicar é só dizer, isso explica mais detalhadamente os fenómenos.

Eu aprendi a respeitar a natureza e o ambiente, fui aprendendo e lidando com as pessoas certas e lembre-se se a terra tremer, lembre-se do que leu.

Juvenal Fernandes Silva