A Guerra Madeira

'Axioma', mais um superiate de um oligarca russo 'apanhado' a sul da Madeira

Foto GERARD BOTTINO/Shutterstock.com
Foto GERARD BOTTINO/Shutterstock.com

O superiate 'Axioma', propriedade do magnata ou oligarca russo Dmitry Pumpyansky, está a navegar a sul da Madeira, mas tal como o 'Eclipse' de Roman Abramovich no dia 11, irá passar ao largo, procurando não atracar em nenhum porto ou marina. O risco de ser apresado pelas autoridades é grande, dado que é um dos que está na lista de sanções da União Europeia.

'Eclipse', superiate de Abramovich, cruza o mar a sul da Madeira

O superiate 'Eclipse', propriedade do multimilionário russo, que recentemente adquiriu a nacionalidade portuguesa, está a cruzar os mares da Madeira, mais precisamente a sul há cerca de 24 horas. Em ritmo lento e de cruzeiro, o gigante da sua classe, poderá estar a fazer tempo em águas territoriais portuguesas, enquanto se define o estado da guerra na Ucrânia e as sanções que impendem sobre os magnatas russos.

O iate partiu de Antígua, nas Caraíbas, no dia 4 de Março e desde então anda a ritmo de cruzeiro rumo a norte, muito provavelmente irá seguir pelo Mar Mediterrâneo, aliás tal como fez o referido Eclipse, que já vai na Sicília uma das grandes ilhas, a conhecida 'bola', de Itália.

Quem é Dmitry Pumpyansky? Terá 58 ou 59 anos, nascido na Rússia mas sem se saber exactamente onde, mas formou-se num politécnico da região do Ural. O certo é que construiu grande parte da sua riqueza na indústria de tubos de aço para fornecer à indústria petrolífera e do gás, sendo dono da TKM a 100% desde 2008 e uma fortuna avaliada em 1,2 biliões de dólares (1,09 mil milhões de euros), segundo a conceituada Forbes.

Dono do iate 'Axioma', que tem 73 metros de comprimento, capacidade para 12 passageiros e 20 tripulantes, possui entre outras mais-valias uma piscina infinita. Foi construído em 2013 e um custo de exploração anual de 7,5 milhões de dólares, podendo ser afretado (antes das sanções) por mais de 700,7 mil dólares a 747,8 mil dólares por semana.

Dmitry Pumpyansky é um dos oligarcas alvo de sanções dos países ocidentais, nomeadamente os EUA, Canadá, Reino Unido e União Europeia, tendo sido agraciado em Julho de 2014 com o 4.º Grau da Ordem 'Por Mérito à Pátria', pelo próprio presidente da Federação Russa, muito por ser um dos maiores fabricantes e fornecedores mundiais para as indústrias de petróleo e gás, com operações em 28 localizações de produção precisamente na Rússia, Estados Unidos, Canadá, Roménia, Omã, Emirados Árabes Unidos e Cazaquistão, além de dois centros de Produção e Desenvolvimento na Rússia e nos Estados Unidos. A sede é em Moscovo.

Antes desta crise, o grupo empresarial dava trabalho a cerca de 45.000 pessoas e tinha tido, em 2021, uma receita global de 3.701 milhões de euros e lucros de 777,5 milhões de euros.

Refira-se que o iate já esteve na Madeira em 2015, tal como recordou um leitor do DIÁRIO e autor do blog Sérgio Cruises.

Mega iate Axioma no Funchal

 Disposição interior do mega iate Axioma acomoda até 12 pessoas em 6 cabines, incluindo uma suíte master, 3 camarotes VIP e duas cabines i...