Mundo

Pelo menos 18 mortos em deslizamento de terra em mina de ouro na Guiné-Conacri

Pelo menos 18 pessoas morreram na terça-feira na sequência de um deslizamento de terra numa mina de ouro artesanal no noroeste da Guiné-Conacri, anunciou hoje o Governo.

"Até hoje de manhã encontrámos 18 corpos e 12 feridos, segundo a célula de crise criada", disse o porta-voz do Governo guineense, Ousmane Gaoual Diallo, em declarações recolhidas pelo portal local Mosaique Guinée.

"O Governo está perfeitamente ciente da evolução da situação e as forças de defesa e segurança estão a adotar medidas para agilizar a busca de pessoas que possam estar ainda na mina", acrescentou Diallo, indicando que ainda não terminou a recuperação de todos os corpos.

O acidente ocorreu na terça-feira cerca das 14:00 locais (mesma hora em Lisboa) na cidade de Kounsitel, localizada no município de Gaoual, numa mina cuja exploração havia sido proibida pelas autoridades, mas onde as pessoas continuavam a trabalhar clandestinamente.

Acidentes em minas clandestinas são relativamente frequentes na Guiné-Conacri, país da África Ocidental que possui reservas de ouro, bauxite (matéria-prima para a produção de alumínio) e ferro, embora 55% da população viva na pobreza.

A mineração de ouro não atrai apenas trabalhadores guineenses para áreas de produção de ouro, mas também de países vizinhos.