Madeira

Madeira assinala amanhã o arranque do Ano Europeu da Juventude

Cerimónia terá lugar na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia

None

Com a decisão do Parlamento Europeu e do Conselho de 20 de Dezembro de 2021, a União Europeia proclamou 2022 como o Ano Europeu da Juventude.

O Ano Europeu da Juventude na Madeira será lançado esta sexta-feira, 18 de Março, numa cerimónia que se realiza pelas 9 horas, na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, integrada na 'European Action Week', que decorre a nível nacional. A sessão de abertura da cerimónia contará com a presença do secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho.

Os trabalhos contarão com a participação, via zoom, da Eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar, que abordará o tema 'Desafios actuais da Europa', e da professora Helena Borges, que falará sobre os 'Principais marcos do Clube Europeu'. Contará igualmente com testemunhos de alunos participantes em projectos Erasmus, sobre o que é ser um jovem europeu nos dias de hoje, e do director regional de Juventude, João Rodrigues, na divulgação de Programas Europeus para a Juventude.

Ao longo do ano, serão múltiplas as iniciativas que decorrerão a nível regional neste contexto do Ano europeu da Juventude, dando enfoque para as oportunidades que existem para os jovens em termos de mobilidade, formação, cidadania e voluntariado, em consonância com as entidades nacionais que superintendem estas comemorações.