Madeira

Equipa de docentes da Escola dos Louros recebeu parceiros da Eslovénia, Itália e Polónia

Iniciativa realizou-se, no âmbito do projecto 'Legends are Back – As lendas voltaram' do programa Erasmus

None

Uma equipa de docentes da Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos dos Louros recebeu, de 7 a 11 de Abril, os parceiros da Eslovénia, Itália e Polónia, no âmbito do projecto 'Legends are Back – As lendas voltaram' do programa Erasmus. 

Foram proporcionadas diversas actividades em ambientes convencionais e, também, mais actuais a todos os envolvidos.

Os docentes Paula Santos, Francisco Pereira da Silva, Elsa Trindade e Duarte Teixeira deram a conhecer aos seus parceiros algumas das suas plataformas de 'gamificação' e linguagens de programação favoritas: StoryJumper, Kahoot, Genially e Scratch, respectivamente.

Os alunos das escolas parceiras criaram jogos nestas plataformas, inspirados nos guiões de aprendizagem fornecidos pelos oradores.

Paralelamente às actividades de aprendizagem, utilizando as tecnologias da informação e comunicação, foram desenvolvidas actividades culturais, que não deixaram de ser simultaneamente de aprendizagem.

Após a sessão de sensibilização 'Sustentabilidade e Consciência Ambiental', que visa alertar para a importância de criar, preservar e manter os habitats marinhos, proferida por uma representante da empresa VMT – Madeira, os alunos e professores das escolas visitantes realizaram uma viagem de catamarã para observar o trabalho da mesma.

Durante a visita, para além da observação de baleias piloto e de golfinhos roazes, verificou-se a recolha de lixo marinho. Esta consciencialização prolongou-se durante o dia cultural com a visita a S. Vicente, aos Miradouros do Cabo Girão e do Véu da Noiva, para contacto com a floresta Laurissilva e a formação geológica da ilha, e a Porto Moniz com a observação das espécies e habitats marinhos no Aquário da Madeira e nas piscinas naturais.