Boa Noite

Regresso ao passado

Ziguezagues pandémicos contagiam velho executivo nacional

Boa noite!

O que chegou a ser verdade a meados de Dezembro, e que motivou este ‘fact check’ que agora deve recordar, deixou de o ser para os madeirenses sete dias depois… para hoje voltar a ser um facto.

Comprovadamente, ziguezaguear na gestão da covid deixou de ser um exclusivo regional, tendo já contagiado o executivo nacional. E em força, pois desta vez os ministérios da Economia e Transição Digital, Administração Interna, Saúde e Infraestruturas e Habitação assinam um comunicado que tem tanto de questionável – vem aí uma nova e severa vaga pandémica? -, como de discriminatório, já que o PLF é para ser preenchido nos voos com destino ou escala em Portugal Continental, incluindo os passageiros de voos provenientes das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, mas não se aplica, por exemplo, nos voos entre Lisboa e Porto.

O Governo Regional foi célere em tomar posição. E não foi preciso uma fastidiosa conferência de imprensa.

Albuquerque contesta medida da “treta” imposta pela República para “chatear” os passageiros

Formulário de localização de passageiros “é mais um complicómetro”, acusa presidente do Governo Regional

Orlando Drumond , 07 Fevereiro 2022 - 17:48

Numa altura em que por todo o lado são suprimidas restrições, acabam os testes e são dadas as indicações para que se cumpram apenas as elementares regras preventivas, o velho executivo nacional ordena o preenchimento e a apresentação do PLF por todos os passageiros de modo a permitir às autoridades de saúde, “efectuar o rastreio de contactos relativamente a casos confirmados de covid-19, e deste modo interromper, precocemente, possíveis cadeias de transmissão".

É arrepiante que esta comunicação envolva entidades que têm como missão acelerar a retoma e desburocratizar procedimentos. O Ministério da Economia revê-se mesmo neste anacronismo? Nem em Março de 2020 houve tanto excesso de zelo, burocracia ou insensatez.

Que tome posse quanto antes um novo governo, de preferência menos burocrata e mais lúcido. Talvez seja pedir muito.