País

Morreu Leonor, a menina de 10 anos que lutava contra um cancro raro

None
Foto ajudarleonor

Depois de 11 meses a lutar contra um tipo de cancro raro, Leonor - a menina de 10 anos que uniu Portugal numa onda solidária, para ajudar a pagar os tratamentos que precisava de realizar em Espanha - não resistiu aos tratamentos e acabou por morrer.

A notícia foi partilhada através da página de Instagram da campanha solidária durante a tarde de sábado, 5 de Fevereiro, através de um emotivo texto  de despedida.

A pequena Leonor, natural de Monforte da Beira, foi diagnosticada em Abril de 2021 com um tipo raro de cancro, chamado sarcoma, que por norma cos ossos e as partes moles do corpo.

travava há cerca de um ano uma luta contra um cancro raro que lhe foi diagnosticado em abril, acabou por não resistir aos tratamentos. Recorde-se que o caso galvanizou o país, tendo os portugueses criado uma onda de solidariedade 

Depois de ter passado por vários tratamentos em Portugal, os pais da menina aperceberam-se que as hipóteses de cura no nosso país tinham-se esgotado e procuram uma esperança em Espanha, no Hospital de San Joan de Déu, especializado em oncologia pediátrica.

Todo o processo foi feito sem qualquer tipo de ajuda do estado, o que fez com que lançassem uma campanha de angariação de fundos nas redes sociais, no dia 7 de Janeiro. "Pedimos qualquer donativo, a quem o possa fazer, para ajudar o Bruno e a sua família a não baixar os braços”, podia ler-se na página de Ajuda a Leonor, gerida pelos colegas do pai, os Bombeiros Sapadores de Lisboa.

Através do Instagram e do Facebook, iam sendo partilhadas várias actualizações sobre o estado da criança. A mais recente havia sido publicada há seis dias, sem faz prever o trágico desfecho.

Esta foi mais uma semana em que não baixámos os braços. Entre os dias passados no quarto e os tratamentos as dores da Leonor foram uma constante. Durante o decorrer da semana fizemos mais umas tentativas para atenuar estas dores que a fustigam mas com pouco sucesso. Infelizmente o que num dia nos faz crer que estamos no caminho certo, no dia seguinte temos a sensação de que damos um passo atrás. As dores continuam a ser constantes e por isso os médicos estudam novas formas para as atenuar, vamos tentar um nova mudança de fármacos….

Nas redes socais, este domingo, multiplicam-se as mensagens de apoio aos pais e restante família.