Mundo

Wall Street fechou semana em baixa arrastada pela crise focada na Ucrânia

None
Foto EPA

A bolsa nova-iorquina fechou  em baixa, com os investidores a cederem à tensão entre ocidentais e russos, por causa da Ucrânia.

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average perdeu 0,68%, para as 34.079,18 unidades, o alargado S&P500 retrocedeu 0,72%, para os 4.348,87 pontos, e o tecnológico Nasdaq desvalorizou 1,23%, para os 13.548,07.

No conjunto da semana, o Dow Jones recuou 1,90%, o S&P500 baixou 1,58% e o Nasdaq caiu 1,76%.

A evoluir em território negativo desde a abertura, Wall Street prolongou a tendência que fez desta a segunda semana consecutiva em que fechou com perdas.

O pano de fundo é a ameaça de invasão iminente da Ucrânia pela Federação Russa.

Além deste conflito, os investidores também estão preocupados com a inflação nos EUA e o endurecimento da política monetária da Reserva Federal.

Um dirigente dos EUA avançou que a Federação Russa dispõe de 190 mil homens nas fronteiras com a Ucrânia, prontos para atacar, contando com os separatistas pró-russos.

"Dada a tendência baixista em que nos encontramos, é difícil encontrar compradores", estimou Maris Ogg, presidente da sociedade Tower Bridge Advisors.

Contudo, relativizou, o momento não é de pânico, apesar de "não se encontrarem muitos investidores para comprar". Tanto mais que Wall Street se prepara para um fim de semana prolongado, uma vez que segunda-feira é feirado, comemorando-se o Dia dos Presidentes.

O Dow Jones atingiu hoje o seu valor mais baixo desde há dois meses, com referência a 01 de dezembro. desde o seu máximo em fecho de sessão, estabelecido em 04 de janeiro, j+a recuou 7,3%.

Mais fortes são as perdas do Nasdaq, em relação ao máximo histórico registado em 22 de novembro, que já atingem 16,4%.

"Ainda não estamos na fase em que se faz o balanço e onde as ações se tornam ridiculamente baixas", acescentou Ogg.

Os índices "são ainda mantidos pelas grandes capitalizações, como a Apple, mas se estas começam a cair, isso pode levar o mercado muito mais para baixo", avisou Adam Sarhan, fundador e diretor-geral da 50 Park Investments