5 Sentidos

Açorda de lavagante já 'esgotou' e resta apenas lampreia à bordalesa

O homem que lançou a primeira pedra do mais reputado restaurante de Matosinhos e um dos mais conceituados do país traz à Madeira dois cozinheiros que trabalham na sua casa “há mais de 40 anos”

Foto 'O Gaveto'.
Foto 'O Gaveto'.

Há mais gente “com vontade em comer lampreia”, porque o evento esteve ‘adormecido’ devido à pandemia.

Foi em pouco mais de uma hora que esgotou a primeira parte do grande evento gastronómico do DIÁRIO. Não cabe mais ninguém para comer a açorda de lavagante que será servida a 11 de Março, pelas 13 horas, no restaurante 'Beef & Wines' - iniciativa que nasce em parceria com 'O Gaveto' e o fundador deste 'santuário do marisco', o empresário Manuel Pinheiro.

Contudo, ainda há vagas para aproveitar a segunda dose do evento 'Gastronomia Premium' no almoço do dia seguinte, desta feita para provar a muito badalada lampreia à bordalesa confeccionada por dois chefs d'O Gaveto' que viajam propositadamente para o arquipélago madeirense.

Assim sendo, em parceria com o restaurante de Matosinhos, o pitéu vai do tacho para o prato na Escola de Hotelaria da Madeira no dia 12 de Março, igualmente às 13 horas.

Alimenta-me, faz parte do meu sucesso e é uma honra estas parcerias com o DIÁRIO. Também a forma como somos recebidos é um sentimento que não consigo explicar. Manuel Pinheiro, fundador do restaurante 'O Gaveto'

Manuel Pinheiro que em entrevista ao DIÁRIO assumiu estar ansioso por chegar à Madeira para divulgar “o melhor da gastronomia portuguesa” e, fundamentalmente, “pô-la a circular para que as pessoas a possam saborear”.

O homem que lançou a primeira pedra do mais reputado restaurante de Matosinhos e um dos mais conceituados do país traz consigo dois cozinheiros que trabalham na sua casa “há mais de 40 anos” e em quem deposita “uma grande confiança e orgulho” para confeccionar estes dois pratos.

Há mais gente “com vontade em comer lampreia”, porque o evento esteve ‘adormecido’ devido à pandemia.

Ainda assim, ‘O Gaveto’ vendeu muito à porta de casa dos clientes. Houve, por exemplo, um homem que reside a 200 quilómetros de Matosinhos e fez a viagem propositadamente para comprar uma lampreia.

“A loucura é tanta que você não imagina”, admite Manuel Pinheiro. Esta é a altura ideal para saborear este peixe de água doce. A época de captura começou a 2 de Janeiro e finda no final de Abril, sendo que ‘O Gaveto’ recusa-se a vender “depois desse período”.

Aliás, o empresário de Matosinhos que recebeu no último ano a Medalha de Mérito – Grau Ouro das mãos do presidente da autarquia do Porto apenas vende os produtos da época… na época. “Sou fiel aos meus princípios”.

A lampreia à bordalesa já foi este mês ao ‘JNcQUOI’, em Lisboa, e à Quinta de Ventozelo, no Douro – este último espaço até produziu um vinho especificamente para acompanhar o prato que nasce no rio Minho, curso de água “acautelado por dois países, Espanha e Portugal, e que é o “menos poluído do país”.

O homem que muito tem feito pela defesa e divulgação da gastronomia portuguesa e, em especial, da Região Norte, tem ainda em mente levar a lampreia até países como França, Angola, EUA e Reino Unido.

*Para mais informações e reservas poderá estabelecer contacto de duas formas. Enviando e-mail para [email protected] ou ligando para o 291 202 331.