Madeira

Chuva e vento vieram para ficar

Depressões frontais poderão originar aguaceiros fortes e rajadas até 90 km/h

None

O estado do tempo no Arquipélago da Madeira ao longo desta semana “será condicionado para aproximação e passagem de depressões frontais”, confirmou hoje Vítor Prior, delegado regional do IPMA na Madeira.

Amanhã deverá fazer-se sentir novo agravamento nas condições climatéricas, situação prevista repetir-se no fim-de-semana.  

Segundo o meteorologista, “prevê-se períodos de chuva ou aguaceiros, temporariamente fortes, em especial a partir da tarde desta terça-feira e a madrugada de quarta-feira, e a partir do sábado, devendo esta situação prolongar-se até ao início da próxima semana”, aponta.

Além da precipitação o vento é também factor climático a ter em atenção, sobretudo entre hoje e amanhã.

“Vento em geral de sudoeste, moderado a forte (até 40 a 50 km/h) durante a tarde e noite do desta terça-feira e durante a tarde e noite de quarta-feira, com rajadas que poderão chegar a 90 km/h nas regiões montanhosas e 70 a 80 km/h nas regiões costeiras, mais expostas a ventos de sudoeste”, específica.

Também o mar deverá engrossar até ao feriado desta semana, quinta-feira, dia em que a agitação marítima poderá proporcionar ondas até 5 metros de altura significativa (10 m de altura máxima).

“Na costa norte da ilha da Madeira e em Porto Santo, ondas de noroeste com 1,5 m esta terça-feira, aumentando gradualmente para 4 a 5 m na quinta-feira”. O mesmo para a costa sul, apenas com a diferença do quadrante da ondulação previsto ser de sudoeste.