Madeira

Natal na Praça gera 25 mil euros por cada dia de feira

Cristina Pedra diz que falta de estacionamento “é falsa questão”

None

Já decorre o primeiro dia de feira de Natal na Praça, no Mercado dos Lavradores, no Funchal. Começou às 9 horas e prolonga-se até às 21 horas. Esta primeira realização de 2022 é dedicada a ‘Decoração, Acessórios e Moda’ e foi visitada, ainda durante a manhã, pela vice-presidente do Município do Funchal.

Cristina Pedra revelou que estão presentes 40 bancadas e que são esperados cerca de 1.500 visitantes, por cada dia (primeiros três domingos deste mês de Dezembro) e um volume de negócios a rondar os 25 mil euros.

A autarca revelou que nenhum dos comerciantes/artesão presentes paga qualquer valor para vender na Praça. Mas houve uma condição imposta pela CMF: todos têm de estar inscritos na Autoridade Tributária (Finanças). Cristina Pedra diz que o Município não pactua com a economia paralela.

Apesar dessa exigência, a CMF registou mais interessados em estarem presentes, do que aqueles a quem conseguiu dar resposta. Cristina Pedra apresentou uma realidade que pode ajudar a compreender esse interesse. A presença no Natal na Praça tem um valor que vai além do negócio realizado no local. Serve, também, de montra para os artesãos. A vice-presidente do Municípios diz que muitos acabam por realizar vendas, através das redes sociais e de outros meios electrónicos, a partir de contactos estabelecido na Praça. Tanto a estrangeiros com a residentes na Madeira.

Cristina Pedra diz que o objectivo do Município Funchal é reavivar “a magia” antiga, da vista ao Mercado pelas famílias, “nossos pais e avós”. Quando confrontada com as queixas da falta de estacionamento, a autarca diz que existe um conjunto de parques públicos e privados. “É uma falsa questão a inexistência de estacionamento.”

Projecto de Isabel Borges

O Natal na Praça apresenta uma decoração diferente da dos anos anteriores. Cristina Pedra explicou que a mesma resulta de um projecto de Isabel Borges e que se enquadra na nova face do Mercado dos Lavradores, que resulta, igualmente das obras de requalificação, que foram feitas e que custaram meio milhão de euros.

Primeiras compras de Natal

Entre as largas dezenas de pessoas, que se encontravam na Praça do peixe do mercado dos Lavradores, durante a manhã, várias diziam estar à procura de prendas de Natal.

Uma acção cuidada e marcada pelos tempos de incerteza, que determinam poupança e prendas apenas para o núcleo mais próximo de familiares e/ou amigos. Foram os casos de Francisca Lino e de Elda Marques.

A primeira disse-se preocupada porque “os tempos estão difíceis e adivinham-se tempos piores”. As compras vão ser feitas a pensar nos preços, aproveitando as promoções e com prendas apenas para os familiares chegados.

Elda Marques também admitiu alguma poupança, “devido aos tempos de incerteza”. A ida à Praça foi no sentido de verificar se arranja “prendas de Natal para amigos e familiares”.

Mais dois natais na Praça

O Natal na Praça regressa em mais dois domingos deste mês. No dia 11, a feira será sobre Iguarias de Natal.

No domingo, dia 18, o Natal na Praça não tem um tema específico. Será “mais genérico”, explicou Cristina Pedra.