Madeira

Luzes de Natal já brilham no Funchal

As lâmpadas passam a acender-se às 18 horas e são apagadas à uma da manhã na maior parte dos dias de forma a diminuir o consumo energético

None Ver Galeria

Não há Natal sem as famosas “luzinhas” e como manda a tradição acenderam-se hoje as luzes de Natal e Fim-de-Ano na cidade do Funchal, marcando assim o início da época natalícia na capital madeirense.

Às 18 horas em ponto, as cerca de 1,6 milhões de lâmpadas, de várias cores e desenhos, iluminaram pela primeira vez, este ano, as ruas, ribeiras, jardins, edifícios e diferentes lugares da cidade, fazendo as delícias de milhares de pessoas, entre madeirenses e turistas, que aproveitaram o final de tarde deste dia de feriado, para sair do quentinho das suas casas e deslocar-se à baixa funchalense para apreciar o novo visual que “pinta” agora a capital, até ao próximo dia 6 de Janeiro.

Entre algumas das novidades para este ano, destaque para as projecções de vídeo ‘mapping’ na esquina da Sé do Funchal e na parede norte do Palácio de São Lourenço.

Na praça CR7, que também é sempre muito frequentada por quem nos visita, aparece com mais espaço de decorações, enquanto na Praça do Povo está instalada uma árvore de Natal com 30 metros de altura, que funciona como um ‘photobooth’.

No cais do Funchal, este ano o túnel electronicamente animado proporciona aos visitantes um “passeio entre as águas na direcção de um anjo colocado no final do pontão”.

Mas não é tudo, em outros espaços da cidade, que cabe aos curiosos descobrirem onde ficam, vão existir diferentes tecnologias interactivas, designadamente a realidade aumentada, que através de uma aplicação móvel vai apresentar as figuras natalícias animadas e sincronizadas com música. Noutros sítios da cidade, haverá também tecnologias sensoriais, que vão desencadear diferentes animações na iluminação com a presença ou passagem de pessoas.

Nesta edição das festas de Natal e Ano Novo, as luzes acendem-se às 18 horas e vão ser apagadas à uma da manhã na maior parte dos dias, ao contrário dos anos anteriores, de forma a diminuir o consumo energético. Porém, há excepções nos dias 23, 24 e 31 de Dezembro, com as iluminações a serem desligadas às seis da manhã, e nos dias 25 e 30 de de Dezembro às 4 horas.

As luzes estão a cargo das empresas LuxStar, Iluminações Teixeira Couto e Castros - Iluminações Festivas, através de um concurso público de 3,9 milhões de euros, que ficou estabelecido até ao próximo ano.