Madeira

Protecção Civil emite recomendações à população devido ao mau tempo

None

Face ao agravamento das condições meteorológicas na Madeira, entre hoje e segunda-feira, a Protecção Civil deixa algumas recomendações à população.

Confira: 

- Feche portas e janelas e retire os objetos soltos que se encontrem nas varandas e peitorais das janelas.

- Sempre que possível, evite as viagens para as zonas afectadas por este tipo de situação meteorológica.

- Não circule por zonas com prédios degradados, devido ao risco de derrocadas.

- Adoptar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água;

- Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;

- Os riscos que representam, com estas condições, os percursos auto e apeados, sobretudo nas zonas montanhosas, vertentes expostas e zonas costeiras pelo que aconselha cuidados especiais nas atividades durante o período em que vigora o aviso

- Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Protecção Civil e Forças de Segurança.

Entre o fim da tarde de hoje e a madrugada de segunda-feira, a previsão é de períodos de chuva ou aguaceiros pontualmente fortes e acompanhados de trovoada em especial na costa Sul e nas regiões montanhosas da Madeira.

IPMA eleva para laranja aviso de precipitação para a Madeira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou para laranja o aviso de precipitação para as regiões montanhosas e costa Sul da Madeira. 

O vento será moderado de Sudoeste, temporariamente forte (30 a 45 km/h) com rajadas da ordem de 80 a 90 km/h nas regiões montanhosas e 70 a 80 km/h nas regiões costeiras, mais expostas a ventos de Sudoeste.

Na costa Norte da Madeira e no Porto Santo são esperadas ondas de Noroeste com 4 a 5 metros e na costa Sul ondas de Sudoeste com 4 metros. 

Atendendo aos valores previstos da temperatura do ar, ligeiramente acima das previsões dos últimos dias, não se deverá registar a queda de neve.