Madeira

Mercadinho de Natal abre na Avenida Arriaga com 22 casinhas e 140 actuações

Programa de animação das festas de Natal e do Fim do Ano na Madeira envolve cerca de 2.400 pessoas

None

A festa de Natal e Fim do ano na Madeira, organizada pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura, envolve cerca de 2.400 pessoas num total de 140 actuações, que decorrerão até 8 de Janeiro, sobretudo na Placa Central da Avenida Arriaga onde está concentrado o Mercadinho de Natal com 22 postos de venda de produtos típicos da Região e da época.

O cartaz das quadra 2022/2023, organizada pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Turismo, está de volta, sem restrições impostas pela Covid-19 e com uma vasta programação.  Iniciou-se esta quinta-feira e prolonga-se até 8 de Janeiro. Envolverá cerca de 2.400 pessoas, com as atividades a se desenrolarem, maioritariamente, na Placa Central da Avenida Arriaga.

Entre estas, avulta o 'Mercadinho de Natal', com as suas 22 casinhas com produtos típicos da Madeira, que estará aberto de domingo a 5.ª feira, entre as 10 horas e a meia-noite, e de sexta-feira a sábado, das 10 horas à 1 da manhã, segundo nota do Governo Regional.

Na véspera de Natal, 24 de Dezembro, encerra às 18 horas e nos dias 23, 30 e 31 o serão do Mercadinho de Natal prolonga-se pela madrugada dentro até às 4 horas. No dia de Natal e no primeiro do ano estará encerrado.

Por outro lado, o Largo da Restauração volta a receber a 'Aldeia Etnográfica', de Gilda Nóbrega, que inclui o amplo presépio.

A poucas centenas de metros, próximo da Sé do Funchal, será criado um outro presépio com figuras de grande dimensão, um projeto de João Egídio.

Para animar o ambiente, estão previstas 140 actuações e concertos, superior às 112 do ano anterior, conforme o DIÁRIO já avançou.

Assim, o programa contempla 46 concertos com diversos artistas e grupos, que irão decorrer durante a tarde e noite, sendo um por dia de semana e dois nos feriados e nos fins-de-semana. Referência, igualmente, para os dois Concertos de Natal, que decorrerão no Centro de Congressos da Madeira, agendados para os dias 17 e 18 de dezembro, organizados pelo DIÁRIO.

Participam, ainda, nas Festas de Natal e Fim do Ano 23 grupos folclóricos, com 45 atuações, e 16 bandas filarmónicas, com 34 actuações.

Soma-se a estes ainda as 15 actuações de coros infantis e do Orfeão Madeirense.

O programa do evento contempla, ainda, as Oficinas de Natal ('workshops' sobre as iguarias e produtos tradicionais madeirenses), a realizar de 19 a 23 e de 27 a 30 de Dezembro.

As animações e estátuas vivas estarão presentes na Placa Central com 12 presenças da responsabilidade do Teatro Bolo do Caco.

“Vamos enfeitar a árvore de Natal” será outro momento para o qual foram convidadas escolas do concelho do Funchal e um Centro Comunitário para que as crianças levem os enfeites natalícios que fizeram e os coloquem nas respectivas árvores.

 O ‘Pavilhão do Bordado Madeira e Artesanato Regional’, numa organização do IVBAM, estará localizado junto às casinhas do Mercadinho de Natal.

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita amanhã, pelas 18 horas, as iluminações de Natal e o Mercadinho de Natal, bem como ainda os presépios existentes no Largo da Restauração e junto à Sé Catedral.