Madeira

Chuva em São Vicente atingiu valor de aviso amarelo

Só a faixa Sul entre a Ponta do Sol e o Funchal não registou precipitação na última noite

None

Será prenúncio do que aí vem? Hoje, dia 1 de Dezembro, assinala-se o início do Inverno meteorológico no hemisfério norte, que se prolonga até final do mês de Fevereiro. Depois de um mês de Novembro com muito pouca precipitação, curiosamente a chuva – cuja previsão aponta que poderá ser moderada a forte no fim-de-semana - já se fez sentir durante a noite com algum significado na costa Norte da ilha da Madeira. Nomeadamente em São Vicente, onde o extremo da precipitação na hora de maior intensidade atingiu nível de aviso amarelo, com a particularidade de ter ocorrido logo na primeira hora desta quinta-feira, que é o mesmo que dizer deste mês de Dezembro, ao registar valor extremo de 10,1 litros por metro quadrado (mm).

Entre a meia-noite e as 09h00, o acumulado de precipitação na estação meteorológica na vila do centro Norte da Madeira era de 21,5 mm.

Na rede de estações meteorológicas do IPMA no Arquipélago da Madeira (19 na ilha da Madeira, 1 em Porto Santo), até ao amanhecer deste feriado Dia da Restauração da Independência, só não havia registo de precipitação na faixa Sul entre a Ponta do Sol e o Funchal.