Madeira

Autoridade Marítima Nacional e Marinha deixam recomendações devido às condições meteorológicas na Madeira

None

Em virtude do aviso de agitação marítima emitido pelo IPMA, a Autoridade Marítima Nacional e Marinha alertam  toda a comunidade marítima e a população em geral para os cuidados a ter nas zonas costeiras.

IPMA emite avisos amarelos para a chuva e mar agitado

O agravamento do estado do tempo nos próximos dias, já avançado pelo DIÁRIO, com base na informação do IPMA, tem agora mais um cenário de aviso amarelo tanto para a precipitação como para o mar.

Eis as recomendações: 

- Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas;

- Evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de protecção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda;

- Não praticar a actividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

A agitação marítima será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os cinco metros e uma altura máxima de nove metros, com um período médio a variar entre os 12 e os 14 segundos. São esperados ventos que poderão registar uma intensidade média de até 65km/h e rajadas até 117km/h, proveniente do quadrante Oés-sudoeste.