País

Parlamento lança desenho animado destinado aos mais jovens para celebrar quadra festiva

None

A Assembleia da República lançou hoje um curto vídeo em formato de desenho animado, destinado aos mais jovens, que visa celebrar a quadra natalícia e dar "seguimento à política de aproximação do parlamento aos cidadãos".

Divulgado nas redes sociais e no 'site' do parlamento, o vídeo tem o título "Com um grande poder vem uma grande responsabilidade" e recupera as personagens da série "Amigos da Assembleia", uma iniciativa da Assembleia da República que pretende explicar, através de desenhos animados, "as funções e a história do parlamento aos mais jovens".

No vídeo divulgado hoje, "um grupo de jovens alunos está em perigo", depois de durante uma visita ao parlamento um dos professores ter fechado "os visitantes na Sala das Sessões para semear o terror em vésperas de Natal".

"Mas entre os visitantes está Jubas-Aranha, que rapidamente percebe que o Professor afinal é o vilão Dr. Polvo, que preparou esta emboscada com os génios do mal Veneno e Dr. Esquisito. Jubas-Aranha alerta os Super-Amigos da Assembleia: Relógio de Ferro, WolverPombo e Thorquivo! Será que vão conseguir neutralizar os Super-Vilões e devolver o Natal aos estudantes?", lê-se na descrição do desenho animado.

Desde 2020, o parlamento tem divulgado anualmente, na altura do Natal, um curto vídeo com personagens dos "Amigos da Assembleia", colocando-os num "imaginário parlamentar de aventura". Nas edições de 2020 e 2021, o cenário e estilo dos desenhos animados eram alusivos à saga de filmes "Star Wars" e "Indiana Jones".

Já o vídeo deste ano evoca as bandas desenhadas de super-heróis, com personagens referentes aos filmes do Homem-Aranha ou do Super-Homem.

Segundo o gabinete de comunicação da Assembleia da República, o vídeo serve para "celebrar este quadra e desejar uma Boas Festas, trazendo uma aventura em que os Amigos da Assembleia, que habitualmente explicam o Parlamento aos mais novos, vestem o papel de Super-Amigos".

"A Assembleia da República tem produzido vários vídeos de caráter informativo e outros de sensibilização, dando seguimento à política de aproximação do Parlamento aos cidadãos", refere o gabinete de comunicação.

A iniciativa "Os Amigos da Assembleia" encontra-se disponível em https://espacojovem.parlamento.pt/inicio