Madeira

"O nosso espaço de aprendizagem: educação ao ar livre" na Escola HBG

Foto DR/HBG
Foto DR/HBG

De 14 a 18 de dezembro a Escola 2/3 Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia (HBG) acolhe os parceiros do projeto "Our learning space: outdoor education" ("O nosso espaço de aprendizagem: educação ao ar livre") do Clube Europeu da escola. Os parceiros visitantes, 12 professores, vêm da Croácia, Itália e Turquia.

O projeto visa capacitar os docentes de competências para dar resposta às necessidades de aprendizagem que, cada vez mais, vão no sentido de se cuidar do meio ambiente e de tentar combater as alterações climáticas.

O projeto surgiu da necessidade de os alunos terem acesso à natureza e ao espaço geográfico em que se situam, uma vez que, durante o ensino à distância, devido à pandemia Covid 19, não usufruíram deste. O mundo mudou e com o regresso à escola, após o confinamento, urge colocar os alunos em contacto com a natureza. Assim, este projeto visa a implementação de atividades fora da escola.

Através da cooperação internacional, os professores que pertencem ao projeto irão experienciar e analisar os benefícios e os riscos deste tipo de ensino de forma a ficarem capacitados para transmitir aos seus alunos uma cultura de contacto e sensibilidade com o meio ambiente, através de atividades na natureza.

A pandemia fechou-nos ao mundo, vivemos durante algum tempo isolados e isso refletiu-se na saúde mental de todos. Assim, torna-se evidente a importância de projetos como este que dão enfoque ao contacto com a natureza.

O projeto tem como objetivos: sair dos muros da escola e participar em atividades no meio ambiente que contribuirão para uma melhor consciência ambiental e para a saúde mental de todos nós. Foram estas as principais razões que incentivaram a HBG, através do Clube Europeu, à candidatura deste projeto tão atual e relevante e que irá capacitar os docentes da escola de novas capacidades de modo a que possam oferecer aos seus alunos um ensino abrangente e de qualidade.