Madeira

Orçamento do Porto Santo para 2023 foi aprovado hoje em Assembleia

Autarquia apresenta plano com 5,3 milhões de euros focado essencialmente na área social

Foto Fábio Brito
Foto Fábio Brito

A Câmara Municipal do Porto Santo discutiu e aprovou esta quarta-feira, em Assembleia, o Orçamento para 2023. 

Com votos a favor de todos os deputados da coligação 'Acredita Porto Santo' (PSD/CDS), o documento contou com votos contra do Partido Socialista e de um deputado do movimento independente Uma Nova Esperança (UNE).

No leque dos abstencionistas surgem ainda dois deputados: Hugo Nóbrega, ligado até esta Assembleia Municipal aos socialistas, mas que hoje se desvinculou do grupo municipal e virou deputado independente, e ainda de Francisco Abreu (UNE).

PS denuncia "políticas erradas e prioridades invertidas" no Porto Santo

O Grupo do Partido Socialista na Assembleia Municipal do Porto Santo votou, hoje, contra o orçamento da autarquia para o próximo ano, por considerar que o mesmo espelha as "políticas erradas que têm vindo a ser implementadas ao longo dos últimos anos e não traz qualquer inovação com vista à modernização dos serviços públicos do município".

É assim aprovado o Orçamento Municipal do Porto Santo para 2023, na ordem dos 5,4 milhões de euros com destaque para os cerca de 927 mil euros destinados à causa social, quando em 2022 foram reservado 378 mil euros.

Outros 836 mil euros serão para habitação - neste ponto a autarquia prevê adquirir terrenos para posterior edificação, como mecanismo de apoio aos jovens e de forma a fixá-los no Porto Santo. Os residentes, entre os 18 e os 35 anos, ficarão isentos do pagamento de IMT quando adquirirem habitação e estarão igualmente isentos de pagar IMI durante três anos, sendo a medida renovável por mais dois anos.

Os mesmos jovens ficam isentos do pagamento de taxas municipais relativamente a operações urbanísticas destinadas exclusivamente a habitação própria e permanente. Há também apoio ao arrendamento de prédios com a isenção parcial de IMI para prédios urbanos arrendados, beneficiando de uma redução de 20% do IMI vigente em cada ano. Na área da educação há ainda apoio aos alunos do pré-escolar, primeiro ciclo e estudantes universitários.

Tal como prometido por este executivo, esta medida cumpre uma das nossas promessas eleitorais, que tem como objectivo ajudar as famílias, jovens e a economia local a se desenvolver, particularmente numa fase que se advinha de dificuldades face a uma crise já por si anunciada. Nuno Batista

Dos 11 pontos em discussão, um total de quatro reuniu unanimidade, nomeadamente a proposta de plano de acção para a energia sustentável e clima do Porto Santo; a proposta de isenção de taxas de cremação relativas à exumação de corpos inumados no cemitério municipal de Santa Catarina - gavetas de 2005; proposta de regulamento de isenções de impostos municipais; proposta de taxa municipal de direitos de passagem a vigorar em 2023.

Autarquia prevê contratar 25 funcionários

A autarquia liderada por Nuno Batista prevê lançar, em 2023, a base para contratar 15 funcionários, estando previstas mais 10 vagas em 2024 à conta de algumas aposentações que estão já previstas.

A ideia é também acabar com o trabalho precário em alguns departamentos, tendo em conta, por exemplo, o facto de alguns trabalhadores prestarem serviço por avença.

Nesse sentido, a Câmara Municipal do Porto Santo prevê assim "acabar com alguma precariedade" existente e dar "estabilidade" aos próprios funcionários. Destaque para a contratação na área da medicina veterinária, psicologia, engenharia civil, jardinagem ou serralharia.