5 Sentidos

Obra 'A Menina Que Não Sabia Contar' apresentada em escolas da Região

Foto Facebook Elisabete Pereira
Foto Facebook Elisabete Pereira

No âmbito da Semana da Pessoa com Deficiência, de 3 a 9 de Dezembro, a Associação Nacional de Professores (ANP) – Secção da Madeira convidou a escritora Elisabete Pereira para apresentar em algumas escolas da Madeira a obra 'A Menina Que Não Sabia Contar' esta sexta-feira.

A escritora Elisabete Pereira visita a Madeira pela primeira vez para a presentar a sua obra na EB1/PE Ribeiro Domingos Dias, Colégio do Marítimo, Escola Básica com Pré-Escolar e Creche dos Louros, EB123 Bartolomeu Perestrelo e EB1/PE Visconde Cacongo. Durante todo o dia a escritora estará presente para falar um pouco da sua obra e para interagir com as crianças das várias escolas.

A obra fomenta o respeito pela diferença, a necessidade de entreajuda para ultrapassar dificuldades, quebrando barreiras para atingir objectivos. Com texto de Elisabete Pereira, ilustrações de Paulo Salvador Lopes e música de Miguel Oliveira, o livro conta com diversos recursos educativos, que podem ser adaptados ao ensino pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos, sendo para os leitores mais novos uma história que procura educar para a diferença. 

O livro disponibiliza um Qrcode que dá acesso a um padlet com diversas actividades para exploração da obra, onde uma delas é uma música feita sobre as personagens da história. Tem, ainda, kahoot, guião de leitura, actividades de cidadania, artes visuais, palavras cruzadas (junção de matemática e inglês), sopa de letras (trabalhar as emoções e sentimentos).

A escritora pondera regressar à Madeira para apresentar o seu trabalho junto de outras comunidades educativas.