Madeira

Quinta-feira com muitas nuvens e aguaceiros na Madeira

Há avisos amarelos para o vento e para a agitação marítima forte

Há aviso amarelo para a agitação marítima. 
Há aviso amarelo para a agitação marítima. , Foto Arquivo

Esta quinta-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para a Madeira céu geralmente muito nublado e aguaceiros, em geral fracos, nas vertentes Norte e terras altas.

O vento deverá ser moderado a forte, soprando entre 30 a 40 km/hora, de Noroeste, com rajadas até 80 km/hora nas terras altas, tornando-se gradualmente moderado (15 a 30 km/hora) a partir do meio da tarde. A intensidade do vento levou o IPMA a lançar um aviso amarelo até às 12 horas nas regiões montanhosas (rajadas até 110 km/hora), até às 6 horas da manhã na costa Sul (rajadas até 75 km/hora) e até às 13 horas no Porto Santo (rajadas até 80 km/hora).  

É apontada uma pequena descida da temperatura máxima, que na Madeira deverá chegar aos 21ºC e no Porto Santo aos 20ºC, menos um grau do que no dia de ontem. As mínimas serão de 16ºC em ambas as ilhas.

Para o Funchal estão previstos períodos de céu muito nublado e vento fraco (inferior a 15 km/hora).

Quanto ao estado do mar, conte com ondas Noroeste 4 a 5 metros, na costa Norte e, na costa Sul, com ondas do quadrante Oeste 3 a 4 metros, diminuindo para 2 a 3 metros. A temperatura da água do mar rondará os  19/21ºC.

Para hoje, o IPMA lançou um aviso amarelo também para a agitação marítima, que na costa Norte se prolonga até às 12 horas de amanhã (ondas de noroeste com 4 a 5 metros), na costa Sul até às 9 horas desta quinta-feira (ondas de Oeste com 4 a 4,5 metros na parte Oeste) e no Porto Santo até às 12 horas de amanhã (ondas de noroeste com 4 a 5 metros).