Madeira

Escola da Ribeira Brava recebeu palestra "Interculturas"

Fotos DR Ver Galeria
Fotos DR

Como parte das "Jornadas Culturais" da Escola Básica e Secundaria Padre Manuel Álvares, da Ribeira Brava, realizou-se a Palestra “Interculturas”, organizada pela ADNM - Associação Diáspora no Mundo e o Clube Europeu da instituição.

Com a presença de seis convidados de luxo, esta iniciativa foi apresentada pela dupla Sandra&Ricardo, e destacou o valor que cada pessoa tem, quando regressa ao seu país de origem ou mesmo quando procura um novo destino de acolhimento, sem esquecer de onde vêm, ressaltando o mais importante: "Apesar dos obstáculos, lutamos pelos nossos sonhos."

"Depois de uma situação de saúde difícil, a arte de criar mandalas passou a ser uma terapia, junto a criação artística em pedras de calhau. Atualmente conto com patrocinadores internacionais e muita gente pelo mundo fora que procura os meus trabalhos pelas redes sociais", relatou a artista e ilustradora sul-africana Belinda Santos, de pai madeirense e mãe sul-africana com ascendentes holandeses, que reside há mais de vinte anos na Madeira. Enquanto decorreu a palestra, Belinda ofereceu a todos os assistentes a realização de uma das suas criações.

Por outro lado, desde o ano 2018, a venezuelana Jenny Pestana, neta de madeirenses, contou também a sua história. "Somos uma equipa familiar. Sempre em casa estive envolvida com a cultura portuguesa, fiz parte de grupos folclóricos, participava nas festas típicas, e sou crente da Virgem de Fátima. O mais difícil de emigrar foi ter deixado os nossos afetos e pertenças atrás, o facto de recomeçar", destacou Pestana quem é contabilista e técnico em finanças, e junto a sua família, está encarregada de um restaurante de comidas típicas venezuelanas e portuguesas no sítio da Meia Légua, na Ribeira Brava.

E logo foi a vez de Manuel da Costa, que com 12 anos, saiu sozinho da Ponta do Pargo, concelho da Calheta, para a África do Sul. "Frequentei uma escola onde era o único português. Não sabia falar nem inglês nem afrikaans. Hoje agradeço aos meus colegas de escola e diretivos pelo acolhimento que me deram, nunca senti bullying. Devemos apoiar aos que chegam, nunca sabemos qual vai ser o nosso futuro", salientou o conferencista, guia interprete e comerciante que esteve mais de vinte e sete anos no país africano.

A escola recebeu também a Adela Altuve, fundadora de orquestras e bandas, clarinetista e saxofonista com mais de quarenta e cinco anos de carreira artística, venezuelana que vive atualmente na ilha da Madeira, por sugestão de uns amigos que cá residem. A Diretora de Orquestras Altuve também ofereceu à assistência duas interpretações musicais.

E ao falar de desporto, a organização contou com a presença da nadadora recordista Mayra Santos, brasileira que reside na região desde o ano 2004. "Só há sete anos é que estou dedicada profissionalmente à natação. Nunca é tarde para alcançar os nossos sonhos. Tenho recebido diversos títulos para a nossa ilha, quero dar a Madeira tudo o carinho que ela me ofereceu quando aqui cheguei", disse Mayra Santos, que já alcançou o Recorde Guiness para nado contínuo em 31 horas e 7 minutos, nado em águas internacionais (NY – USA) fez 91.8 kms, e até agora é a única mulher a fazer a nado as rotas Porto Santo - Madeira (42 kms), Ponta do Pargo - Porto Moniz (17 kms) e Porto Moniz - Ponta Delgada (20 kms).

A Palestra #Interculturas encerrou com a participação das Danças Históricas e Antigas, coordenadas pela professora de Dança Clássica e Coreografa Iryna Cherednik, nascida na Ucrânia quem conta com quarenta e quatro anos de carreira artística, foi Campeã Regional e Nacional de Dança Desportiva de Portugal, e reside na Madeira desde o ano 2014. "Conheci a ilha graças a uns amigos, depois o amor bateu mais forte, e casei com o Manuel, acabei por ficar neste lindo lugar, e há cinco anos temos este grupo de danças", referiu a professora Iryna.

Este evento contou também com a presença de Sancho Gonçalves, em representação do Governo Regional e da Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa, Olga Fernandes, deputada da Assembleia Legislativa Regional, José Nascimento, Conselheiro das Comunidades Madeirenses, Susana Capelo e Joana Luzirão, do Conselho Executivo da Escola Básica e Secundaria Padre Manuel Álvares, da professora Elisabete Ramos e alunas da Universidade Sénior da Ribeira Brava, dos professores João Pedro Cardoso e Rita Vale do Clube Europeu, e de representantes do Conselho Diretivo e associados da ADNM Associação Diáspora no Mundo.

"Em cada projeto desenvolvido procuramos contribuir com o enaltecimento do 'nosso', em diversas áreas: cultural, artística, social, associativa, desportiva, económica, empresarial, política, entre outras. Agradecidos estamos e abertos sempre à parcerias com a finalidade de promover o nome de Portugal, da sua comunidade espalhada pelo mundo, e das comunidades estrangeiras residentes no país", finalizou Lúcia Gomes, vice-presidente da ADNM.