Madeira

Inflação volta a crescer em Novembro para +8,5%

Em comparação com os preços de há um ano e a variação média dos últimos 12 meses foi de 6,6%

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

Em Novembro de 2022, na Região Autónoma da Madeira (RAM), a taxa de variação homóloga do IPC, ou seja, comparando com o mesmo mês de 2021, foi de +8,5% (+9,9% no País), + 0,4 p.p. face a mês anterior (8,1%), mantendo-se, contudo, abaixo do pico observado em Junho passado (+8,8%), refere a Direcção Regional de Estatística.

Já "a variação média registada pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC) nos últimos doze meses – Total Geral – foi de 6,6%, superior em 0,5 pontos percentuais (p.p.) ao registado no mês anterior. Note-se que este indicador está em trajetória ascendente desde Fevereiro de 2021 e em terreno positivo desde o mês de Setembro do mesmo ano, atingindo neste mês de Novembro de 2022 o valor mais elevado desde Maio de 1994", mais precisamente há 28 anos e meio.

"O indicador de inflação subjacente, medido pelo índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, apresentou uma taxa de 5,4%, valor superior em 0,4 p.p. ao observado no mês anterior", acrescenta a DREM. "Os bens registaram uma taxa de 7,4% e os serviços de 5,2%".

Diz ainda que "todas as classes do IPC apresentaram variações positivas, sendo os 'Restaurante e Hotéis' (+14,1%), 'Transportes' (+10,8%) e 'Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas' (+9,5%) as classes que registaram os aumentos mais expressivos".

"No País, o IPC observou uma taxa de variação média de 7,3%, valor superior em 0,6 p.p. ao verificado no mês anterior (6,7%)", salienta.

E ainda, acrescenta: "Em Novembro de 2022, o valor médio das rendas de habitação por metro quadrado de área útil, na Região, apresentou uma variação de +0,3% face ao mês anterior e de +3,1% se comparado com mês homólogo."