5 Sentidos

Projecto ‘Envelhecer com Arte’ apresenta exposição ‘Pintando o Natal’

None

Os artistas da exposição ‘Pintando o Natal’, que se encontra em exibição na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, são 12 utentes do Lar Vale Formoso, no Funchal.

A mostra trata-se de uma iniciativa inserida no projecto 'Envelhecer com Arte', que deu origem a 16 telas com pinturas alusivas ao Natal, feitas por idosas com uma média de idades de 85 anos, sob a orientação da colaboradora do lar, Cristina Coelho. 

Com o objectivo de "promover a ocupação dos tempos livres dos seus utentes, por forma a sentirem-se activos e socialmente integrados", o estabelecimento Vale Formoso, iniciou este projecto em 2017. Desde a sua criação, já foram elaboradas 47 pinturas a óleo, pelas mãos destas 12 utentes do Lar Vale Formoso. 

A secretária Regional, Rita Andrade, acompanhada pela presidente do Instituto de Segurança Social da Madeira, Micaela Freitas, visitou hoje a exposição, enaltecendo a qualidade dos trabalhos, "que são também uma forma de promover o envelhecimento activo". 

"É muito gratificante ver o reconhecimento deste envelhecimento activo com trabalhos de belíssima qualidade. Iniciativas como esta fazem-nos perceber a dimensão e o impacto que estes projectos têm na vida das pessoas”, refprçou Rita Andrade.

A secretária aproveitou também a presença do presidente do parlamento madeirense, José Manuel Rodrigues, para agradecer o facto de "a Assembleia ter mostrado disponibilidade e interesse imediatos em receber de ‘braços abertos’ esta exposição".

Presentes estiveram também as artistas, familiares e a directora do Lar Vale Formoso.

A exposição ‘Pintando o Natal’ estará em exibição até dia 6 de Janeiro de 2023.