5 Sentidos

Projecto 'Trégua' apresenta Documentário e lança linha de Merchandising

None

O projecto 'Trégua - Práticas Artísticas para a Reinserção Social', que é fruto de uma parceria entre a Direcção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), a Câmara Municipal do Funchal e a Associação Cultural Casa Invisível, organiza este sábado, pelas 18h30, o lançamento da linha de Merchandising 'Trégua' e a estreia absoluta do documentário 'Trégua', no Barreirinha Bar Café.

A linha de merchandising é inteiramente produzida por reclusos. Por sua vez, o documentário é da autoria de André Moniz Vieira, que através deste registo documental dá um olhar sobre os 10 meses de trabalho entre 5 artistas e 12 homens em reclusão. Uma experiência transformadora para todos os intervenientes, que agora a equipa Trégua pretende partilhar com a comunidade regional, cumprindo um dos seus objectivos: aproximar a sociedade civil da realidade da reclusão, desmistificando preconceitos em relação à vida em contexto prisional e ao contributo que estas pessoas podem dar às comunidades envolventes. 

O evento terá lugar no T1 do Barreirinha Bar Café, que apoiou desde a primeira hora este projecto que procura contribuir para a reinserção social de 12 homens reclusos através da Arte. No ano em que o famoso espaço de lazer e cultura da cidade do Funchal comemora o seu 13.º aniversário, decidiu vestir a camisola Trégua, apoiando a continuidade do projecto através de encomenda de t-shirts serigrafadas pelos reclusos do Trégua para os seus funcionários. 

Para os interessados, será possível adquirir os produtos Trégua durante toda a tarde na feira de Arte 'Arte em Socorro', no Barreirinha Bar Café, a partir das 15 horas. Para além disso, os produtos desenvolvidos no Estabelecimento Prisional do Funchal estarão também disponíveis nos seguintes locais: viveiro de Lojas da CMF (dias úteis das 10h às 18h); christmas Market no Forum Madeira (de 8 a 14 de dez. das 15h às 22h durante a semana e das 11h às 22h no fim de semana); e online, através das redes sociais do projecto: facebook e instagram.

As receitas revertem inteiramente para a continuidade do projecto no Estabelecimento Prisional do Funchal.