Madeira

Emoções e felicidade foram temas de debate na escola de São Vicente

None

O Grupo de Educação Física da Escola Básica e Secundária D. Lucinda Andrade, em São Vicente, dinamizou ontem, quarta-feira, a ação de sensibilização 'A importância do desenvolvimento das emoções para a felicidade', com a presença do Prof. Doutor Mário Santos, Prof. Coordenador Convidado na Escola Superior de Saúde (Universidade da Madeira) e Investigador, doutorado pela Universidade de Málaga, no ramo de conhecimento das Ciências da Educação/Inteligência Emocional.

Segundo Sara Almeida, delegada do grupo disciplinar de Educação Física da EBSDLA, esta ação de sensibilização, dirigida a 50 alunos do 9.º ano, teve como objectivo principal o autoconhecimento emocional dos alunos, e complementarmente, como trabalhar as emoções para atingir a felicidade.

Num diálogo aberto e interativo, foi abordada a definição de emoções e de inteligência emocional, com referência a psicólogos de renome internacional como Howard Gardner, Daniel Goleman, Peter Salovey e John Mayer. Os alunos foram ainda desafiados a dar resposta a questões como “Gosto da minha escola?, Quem sou?, Onde estou?, Para onde vou?, Quais os meus objetivos? e O que fazer para ser mais feliz?”, e a refletir não só no momento atual, mas também no seu projeto de vida futuro, no que podem fazer para serem mais felizes e o que depende deles para mudar. Sara Almeida, professora

"A palestra foi muito enriquecedora e os alunos foram muito participativos e interessados", nota a docente.