Madeira

Alunos da Escola Básica e Secundária de São Vicente aprenderam técnicas de primeiros socorros

Fotos DR Ver Galeria
Fotos DR

Pelo segundo ano lectivo consecutivo, numa iniciativa conjunta dos grupos disciplinares de Ciências Naturais e de Educação Física, e do Plano Regional de Educação Rodoviária, da Escola Básica e Secundária D. Lucinda Andrade, foi dinamizada uma actividade dos primeiros socorros, nos dias 14, 15 e 16 de Novembro, e dirigida às 23 turmas da Escola.

A acção incluiu uma parte inicial com demonstração, a que se seguiu a experimentação, por parte dos alunos. Os responsáveis pela actividade optaram por dar maior ênfase à realização da posição lateral de segurança, das manobras de reanimação cardiorrespiratória e dos procedimentos em situação de obstrução das vias aéreas (pancadas interescapulares e manobra de Heimlich).

Os responsáveis pela actividade consideram a temática dos primeiros socorros de extrema importância, pois os acidentes ocorrem em qualquer lugar e a qualquer hora, e nem sempre há um profissional de saúde por perto. Assim, é fundamental dotar cada um de nós de conhecimento prévio de como actuar numa emergência, e a escola tem um papel preponderante na sensibilização e na disseminação do saber na sociedade. A ocorrência cada vez maior de óbitos por paragem cardiorrespiratória, torna ainda mais relevante a dinamização deste tipo de acções.

A iniciativa decorreu de uma forma bastante satisfatória, visível no empenho e no entusiasmo demonstrados pela generalidade dos alunos, e conscientes de que estes gestos são fundamentais e que podem salvar vidas.