Desporto

Centenas acompanharam o regresso dos Moto Ralis

None Ver Galeria

Foi a primeira prova de todo terreno depois do período de confinamento e teve honras de receber a Taça da Madeira de Todo Terreno. Trata-se do Moto Rali do Santo da Serra, uma organização conjunta da Associação de Motociclismo da Madeira e da Associação Desportiva e Cultural de Santo António da Serra que serviu também para homenagear dois pilotos já falecidos: Chico Serralha e Paulo Gouveia.

A prova composta por cerca de 56 km de terra batida decorreu entre o Bar Roque, no Lombo das Faias, a Ribeira Primeira/Fajã das Vacas e o Vazadouro de terras das quatro estradas, onde, debaixo da ameaça de chuva, os pilotos completaram todas as provas especiais de classificação, num terreno com um grau de dificuldade acrescido, dadas as recentes chuvas que ajudaram a cavar o piso dos caminhos florestais, deixando muita rocha descoberta.

Ainda assim, os 23 pilotos inscritos foram saudados por algumas centenas de espectadores que se deslocaram ao traçado para ver e aplaudir o progresso dos atletas, e o certo é que deram o seu melhor para tentar a sua melhor posição na tabela classificativa.

Desta forma nos pilotos federados, a vitoria coube a Fábio Ferreira, apesar de Nuno André Jardim, de quad, ter feito o melhor crono da prova e sido o “vencedor” à geral, enquanto nas duas rodas foi João Miguel Pereira o vencedor das TT1 e João Pedro Câmara o vencedor das TT2.

Isto deve-se ao facto de os pilotos de categoria Hobby não poderem tirar pontos aos pilotos federados, o que por si só deve ser entendido como um incentivo a que queiram ser portadores de uma licença desportiva.

Contas feitas, João Pedro Câmara, Ilídio Jesus e Décio Ferreira formaram assim o pódio das TT2 Hobby enquanto que João Miguel Pereira, António Paulo Cardoso e Luis Carlos Vieira venceram as TT1 Hobby. O pódio das TT1 FMP Ficou composto com Fábio Ferreira, João Paulo Gouveia e André Fernandes. Já nas quatro rodas, o pódio dos Quad Hobby ficou com Nuno Jardim, João Miranda e Fábio Abreu.

Por equipas, venceu o Motor Clube da Madeira, que entregou o seu troféu à equipa da ACD Santo da Serra, também como homenagem aos pilotos Chico Serralha e Paulo Gouveia, atletas cujas famílias foram agraciadas com um troféu e uma placa.

José António Hilário venceu o troféu para os pilotos veteranos, enquanto que nos super veteranos foi Marco Martins o vencedor, superiorizando-se a um antigo campeão de Motocross, João Martins Anjo, que quis marcar presença nesta prova para homenagear os pilotos do Santo da Serra, bem como mostrar que a idade não impede de se praticar o desporto de sempre. Refira-se ainda que, apesar de uma queda o ter feito perder tempo, o antigo campeão João Martins Anjo mostrou um excelente andamento e chegou mesmo a averbar interessantes cronos, quando comparados com os seus mais directos adversários.