Desporto

Madeira Ladies Open regressa à Quinta Magnólia

O evento traz jogadoras de calibre mundial do ténis e arranca a 13 de Novembro, nos campos da Quinta Magnólia

None

O Madeira Ladies Open vai para a sua terceira edição, segunda na categoria de 25k. O evento internacional traz à Região jogadoras do Top-250 mundial, sendo a N.º1 portuguesa, Francisca Jorge uma das cabeças de cartaz da prova.

FAVORITAS AO TÍTULO

Num torneio que consta no Calendário Oficial de Provas WTA (Ranking Profissional Feminino), a Associação de Ténis da Madeira espera novamente a vinda de jogadoras de topo à Região.

Jamie Loeb encabeça a lista de favoritas por ranking no torneio. Loeb, norte-americana de 27 anos, atual 271ª do ranking mundial, chegou a alcançar a 132ª posição da hierarquia mundial. Conta com 9 títulos ITF no currículo, sendo que no presente ano já venceu a prova W25+H Figueira Da Foz. Em 2022, disputou a fase de qualificação de Wimbledon, torneio do Grand Slam em que ficou pela segunda ronda do qualifying.

Como segunda cabeça-de-cartaz, a chinesa Xiaodi You procura o primeiro título da época, depois de já ter arrecadado seis provas no seu currículo, sendo que procura no Madeira Ladies Open voltar aos triunfos (último em 2020 no W25 Rancho Santa Fe, Califórnia).

Francisca Jorge volta à Região depois de duas passagens nos anos anteriores. A vimaranense de 22 anos, alcançou o melhor ranking de carreira em setembro (295ª). Em 2022 em singulares, Francisca venceu em Cantanhede o único título em singulares da época. A Nº1 portuguesa procura melhorar o feito de 2020, onde foi finalista do evento apenas sendo derrotada por Beatriz Haddad-Maia. 

Francisca Jorge e Matilde Jorge, irmãs vimaranenses, que já contam com sete títulos de pares nesta categoria, procuram vencer mais uma prova lado a lado.

EDIÇÕES TRANSACTAS

O Madeira Ladies Open tem-se mostrado um evento importante no calendário de muitas jogadoras que por lá passam. Devido à imagem da Região e à boa organização do torneio, jogadoras fazem questão de participar na prova. 

Muitas outras procuram aproveitar este torneio para melhorar o seu Ranking de modo a marcarem presença no primeiro Grand Slam do ano, o Open da Austrália. 

Em 2020, a brasileira Beatriz Haddad-Maia tornou-se na primeira campeã do evento, sendo que passava uma fase mais complicada da carreira. Aproveitou o título na Região para galvanizar um percurso imaculado em 2022. Está no melhor ranking da carreira (15ª) sendo que já leva com três conquistas WTA no presente ano. Está neste momento a disputar as WTA Finals na variante de Duplas.

Qinwen Zheng, prodígio chinesa de 20 anos, foi a segunda vencedora do Madeira Ladies Open tendo derrotado a italiana Martina Trevisan. Ora bem, ambas as jogadoras usaram o Madeira Ladies Open como rampa de lançamento para um 2022 bem sucedido. 

Zheng alcançou o melhor ranking de carreira (25ª em outubro de 2022), tendo já conquistado títulos WTA e vencido sets à incontestável N.º1 mundial, Iga Swiatek. 

Já Trevisan, alcançou o melhor ranking da carreira em julho de 2022 (24ª). A italiana alcançou as meias-finais de Roland Garros, torneio do Grand Slam parisiense. Conta com um título WTA, em Rabat. 

PROGRAMA MADEIRA LADIES OPEN 2022

Com as rondas de qualificação a serem disputadas no domingo e segunda-feira, o arranque do quadro principal da prova está agendado para terça-feira, dia 15 de novembro pelas 10h nos courts principais da Quinta Magnólia. 

A apresentação do torneio terá lugar no Hotel Enotel Magnólia, segunda-feira, dia 14 de novembro, pelas 18 horas.

A mais conceituada prova de Ténis da Região joga-se entre 13 a 20 de novembro nos Campos da Quinta Magnólia e será transmitida via Livestreaming pelo Youtube. Como novidade, o torneio terá highlights diários na Eurosport com os melhores momentos de cada dia de prova.