Madeira

CDU diz que faltam estratégias locais para prevenir empobrecimento

None

A CDU esteve em reunião com o Presidente da AMRAM - Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira, Pedro Calado, no âmbito da nova iniciativa da CDU, intitulada 'Empobrecer'.

De acordo com Edgar Silva, com a AMRAM "foram abordadas algumas das causas estruturais do actual processo de empobrecimento, designadamente, a desvalorização do trabalho, os baixos salários e a precariedade, que contrastam com o exponencial aumento do custo de vida". 

Um dos problemas a que os municípios precisam de dar resposta política é ao nível das políticas activas de promoção de habitação - no que é um dos factores que estão a agravar as dinâmicas de empobrecimento de largas faixas populacionais. Outro dos vectores de intervenção municipal é o da definição de estratégias locais de prevenção do empobrecimento". Edgar Silva

No que concerne à necessidade de medidas no sector da habitação, disse que "o presidente da AMRAM referiu que se justificam medidas de apoio do Estado no acesso à habitação, em particular, no que diz respeito ao crédito bonificado para o direito à casa e ao crédito bonificado jovem, para garantir a primeira habitação, assim como outro desempenho social por parte da Caixa Geral de Depósitos". 

Para a CDU, disse Edgar Silva, "importa criar condições para a definição de estratégias locais para prevenir o empobrecimento". 

"É que as realidades locais assim o exigem e as especificidades locais assim o reclamam", referiu, adiantando ainda que "a pertinência do local justifica-se pelas especificidades dos territórios".

Se existem causas estruturais do empobrecimento que está em curso na sociedade, a territorialidade, as particularidades do território, se devidamente contempladas, garantem maior eficácia preventiva quando assentem no foco da intervenção preventiva mais próxima, com enfoque mais circunscrito e local. E essa é uma possibilidade de iniciativa dos municípios. Daí que para a CDU se justifiquem, mais ainda do que medidas de assistencialismo social, estratégias de prevenção local do empobrecimento".  Edgar Silva