Madeira

Edgar Silva preocupado com "intensificação do empobrecimento na Região Autónoma da Madeira"

None

A CDU esteve, hoje, em reunião com a Cáritas Diocesana do Funchal, no âmbito da nova iniciativa 'Empobrecer'. 

Face à intensificação do empobrecimento na Região Autónoma da Madeira, Edgar Silva disse que "a crise económica e a crise social exerceram uma enorme pressão sobre a saúde mental e o bem‑estar de todos os cidadãos, sobretudo sobre os trabalhadores por conta de outrem, os trabalhadores por conta própria, os jovens, os estudantes que transitaram para a mão-de-obra e as pessoas mais idosas, com uma prevalência crescente de riscos psicossociais relacionados com o trabalho e taxas mais elevadas de stress, ansiedade e depressão".

Com os novos processos de empobrecimento cresce o risco de depressão devido tanto à falta de emprego e de perspectivas financeiras e educacionais como à solidão e ao isolamento social. A saúde mental está a ser afectada por perturbações em muitos serviços, como a educação, a saúde, o apoio social e o aumento dos factores de stress, como a insegurança financeira". Edgar Silva

A CDU sublinhou que com o empobrecer "demasiadas pessoas não têm acesso a serviços públicos de saúde mental, o bem‑estar mental atingiu o seu nível mais baixo em todos os grupos etários, sendo a deterioração da saúde mental atribuída a perturbações no acesso aos serviços de saúde mental, a um aumento da instabilidade gerada pela redução de rendimentos, em contraste com o aumento do custo de vida".

A Cáritas do Funchal referiu com preocupação o novo perfil da nova pobreza: "as pessoas que empobrecem trabalhando. Ou seja, cada vez mais aparecem famílias que apesar do trabalho, sentem extrema dificuldade em garantir a inclusão social".