Artigos

Cá e Lá!

1 – Pelas Terras de Simón Bolívar

Recentemente tive a oportunidade de deslocar-me à Venezuela estabelecendo contacto com a Nossa comunidade e, em particular, com os “filhos de Câmara de Lobos”. Visitei o Santuário de Fátima em Los Teques, uma obra que nasceu fruto do querer e da resiliência da Comunidade Madeirense e Lusodescendentes. Vi um País com muitos recursos, mas uma sociedade com algumas desigualdades. A nossa comunidade está unida e é reconhecida por todo o Povo Venezuelano como um povo muito trabalhador. As principais redes de supermercados e de distribuição são propriedade de Madeirenses. Mas na vasta comunidade, também encontrei emigrantes que se deparam com a dificuldade em vir visitar a família à Madeira. Mas, mesmo esses, continuam, como eu, a acreditar na Venezuela. Regressei de coração cheio com a certeza que muitos de Nós, contribuíram e muito para o desenvolvimento daquele grande País e que têm a sua terra materna sempre no coração.

2 – Nova Galeria de Arte e Residência Artística em Câmara de lobos

A Quinta de São João, na freguesia de Câmara de Lobos, foi recentemente requalificada pelas “mãos” do seu novo proprietário. Uma galeria de arte e uma residência artística serão as suas novas valências. Felicito o empresário pelo arrojo e por acreditar que os espaços culturais podem “nascer” fora dos grandes centros urbanos, até porque a “arte das vinhas” é uma mais-valia para podermos apreciar um espólio de setenta e uma obras de reconhecidos artistas do Modernismo Brasileiro num espaço magnífico. A Galeria Lourdes abre ao público no início do próximo ano e merece a nossa visita.

3 – Jardim da Serra perdeu um dos Seus

Nestes dias, perdi um Amigo. O Senhor Gaspar era um homem de fortes convicções, que muito contribuiu com a sua militância cívica e política para a afirmação da sua freguesia, o Jardim da Serra. Esteve sempre na linha da frente na projeção do seu amado Jardim da Serra enquanto freguesia, fazendo parte da sua Comissão Instaladora em representação da Assembleia Municipal de Câmara de Lobos, onde durante muitos anos teve assento.

A sua mercearia e bar, no sítio do Foro, era um local de passagem e muitas vezes de paragem obrigatória com um convite para entrar e “beber alguma coisa” como ele dizia. Quase sempre uma ginjinha. Colaborou, desde a primeira hora, na criação de algumas instituições da freguesia e o orgulho que tinha em Ser do Jardim da Serra estava bem “retratado” nas paredes do seu estabelecimento comercial.

Um exemplo de militância social-democrata, que irá deixar saudades a Todos Aqueles que tiveram o prazer de o conhecer.

4 - TAP (Transportadora Aérea - Precisa-se!)

Recentemente foi notícia que um casal de madeirenses que quisesse vir de Caracas para o Funchal passar o Natal junto dos seus familiares, e regressar em janeiro, teria que desembolsar 5165€ pelas viagens na TAP, mas que, imagine-se, pouparia 1369€ se o fizesse via Istambul (mais 6500km no total) pela Turkish Airlines.

Por isto, e porque o serviço público é aquele que se conhece, principalmente por Nós Madeirenses, a que se juntam os cancelamentos que já se preveem até ao final do ano, privatize-se JÁ a renacionalizada (por António Costa) companhia aérea, dita de bandeira nacional, antes que Todos Nós tenhamos que pagar mais. Só entre 2020 e 2022 os contribuintes já injetaram mais de 3 mil milhões de euros na TAP.

5 - “Lula à moda do Chef Costa”.

O primeiro-ministro de Portugal, na qualidade de secretário-geral do Partido Socialista, decidiu recorrer a uma receita simples, utilizando os seguintes ingredientes: António Costa + Lula da Silva + câmara de filmar e, claro, um discurso ideológico de esquerda.

O modo de preparação traduziu-se no seguinte: realizar um vídeo de apoio do secretário-geral do Partido Socialista Português ao candidato da nona maior economia mundial, o “impoluto” Lula da Silva, a partir de um discurso embebido na linha programática ideológica da Internacional Socialista.

Imaginando que este “cozinhado” corria mal para Costa e que Bolsonaro ganhava, que relações institucionais se seguiriam entre o Brasil de Bolsonaro e o Portugal de Costa?

Quem arrisca dar primazia ao seu umbigo ideológico, relegando para segundo plano o sentido de Estado, revela imprudência que não se aceita.