Madeira

'Altas problemáticas' entre as lacunas apontadas à Madeira pelo bastonário dos médicos

None

As 'altas problemáticas' foram uma das lacunas apontados por Miguel Guimarães ao Serviço Regional de Saúde (SESARAM).

No entender de Miguel Guimarães,é necessário encontrar uma resposta social para resolver este problema que, conforme notou, não é exclusivo da Madeira. As respostas actualmente existentes, disse, não estão a ser eficazes.

Entre os outros problemas apontados pelo bastonário da Ordem dos Médicos, na visita que fez ao Hospital dos Marmeleiros e ao Centro de Saúde do Caniço, destaque, também, para a necessidade da revisão da carreira médica, tal como já havia referido ao DIÁRIO, em entrevista, publicada hoje, na edição impressa.

Ainda assim, tal não impede de destacar o "trabalho magnífico" que os médicos da Regiao têm desenvolvido.

Miguel Guimarães evidenciou, também, a organização dos serviços de saúde na Madeira, que na sua opinião "continua em crescendo". O bastonário destacou a integração dos cuidados de saúde primários com os cuidados de saúde hospitalares, que se pauta por "passos firmes" na Região, e que poderá ser importante para a resolução de alguns problemas da prestação de cuidados aos cidadãos, nomeadamente na redução do impacto dos doentes agudos que permanecem no Serviço de Urgência a aguardar cama para internamento.

A valorização da carreira médica foi outro dos assuntos prioritários apontados pelo bastonário para fortalecer os sistemas nacional e regional de Saúde.

A aposta na promoção e literacia da Saúde foi outro dos aspectos referidos por Miguel Guimarães, que defendeu a criação de um instituto, a nível nacional, com recursos humanos e orçamento próprios para dar resposta a essa necessidade, de forma a reduzir, no futuro, a pressão sobre os serviços de saúde.