Madeira

SESARAM em sintonia com a Ordem dos Médicos

None

O bastonário da Ordem dos Médicos visita, durante o dia de hoje, algumas unidades do Serviço Regional de Saúde. Após o primeiro encontro com elementos do Conselho de Administração, da direcção clínica e do Agrupamento de Centros de Saúde, Rafaela Fernandes fala em sintonia da Regiao com a Ordem.

Entre os aspectos abordados neste encontro, a presidente do Conselho de Administração destacou a valorização da carreira médica em termos de tabelas remuneratórios, a organização do Serviço Nacional de Saúde e os benefícios para a Região, bem como a digitalização e a vantagem de uma plataforma única para o sistema nacional de saúde.

De fora desta lista ficaram alguns aspectos de gestão de alguns serviços que afectam directamente a classe médica, nomeadamente a recente situação verificada no serviço de Ortopedia, que levou a que o seu director levantasse a possibilidade de abandonar o cargo.

No entender de Rafaela Fernandes essas são "questões do passado", pelo que "não se deve ser criar ruído onde ele não existe".

Além disso, "neste momento, o serviço de Ortopedia no hospital é uma prioridade para a administração e uma prioridade para a direcção clínica", que se traduz em conferir condições de trabalho para os profissionais, nomeadamente novos equipamentos, mais tempos de bloco operatório e garantir "que não há uma pressão tão grande sobre os médicos desse serviço", salientou a presidente do Conselho de Administração. Equacionado está a ser, também, o recurso a prestadores externos, como já aconteceu no passado.

Rafaela Fernandes recusa qualquer "episódio novelesco" e reforça que "todas as condições que o serviço precisar para estar em funcionamento a administração vai assegurar".