Madeira

"Melhor investimento para combate ao pequeno crime é em dormitórios e cantinas públicas", diz o MPT

None
Foto Aspress
O MPT considera que a instalação de câmaras de videovigilância para monitorização do espaço público no centro do Funchal não vai diminuir o crime; simplesmente fará com que o crime deixe este centro e 'suba' para as zonas habitacionais.  

A posição foi assumida pela comissão política do Partido da Terra (MPT) Madeira , em comunicado remetido ao início desta tarde à imprensa, numa altura em que a o tema segurança está na ordem do dia.

Para o MPT "o Estado deve investir em resolver as causas dos problemas, ao invés de investir em apaniguar os sintomas dos problemas" e, neste sentido, o partido defende que "o melhor investimento para combate ao pequeno crime é em dormitórios e cantinas públicas, soluções que satisfazem a maior parte das necessidades dos sem-abrigo e dos delinquentes".

"Para além de resolver dois problemas sociais graves (alimentação e habitação) e que estão em vias de se tornar ainda mais graves com a inflação galopante e a subida dos juros. As soluções preconizadas não são para ser aplicadas só aos sem-abrigo e aos delinquentes, mas devem ser estendidas a toda a população carenciada: trabalhadores, desempregados, pensionistas e famílias de baixo rendimento", acrescenta a mesma nota.

O Partido da Terra acredita também que "a execução de pequenos dormitórios e quartos é também uma oportunidade de revitalizar o centro da cidade".

"A implementação dessa medida é uma forma de incutir disciplina nos mais carenciados facilitando assim a criação de bons hábitos que permitirão a sua saída da penúria", conclui.