Madeira

Porto Santo assinala hoje o dia de "celebrar a memória”

None

Comemora-se esta terça-feira, 1 de Novembro, o Dia do Achamento da Ilha do Porto Santo, designado pela Câmara Municipal liderada por Nuno Batista como dia de “celebrar a memória”.

Para o presidente da edilidade este dia serve para "comemorar as pessoas que por aqui passaram e as pessoas que aqui vivem, valorizar a presença dos porto-santenses, aquilo que é a sua resiliência e o amor que esta terra desperta nas pessoas porque o legado que nos é transmitido é muito mais importante do que as datas”. 

O que pretendemos fazer hoje é, acima de tudo, valorizar um trabalho de mais de 600 anos de uma população que resolveu adoptar o Porto Santo como a sua casa, aqueles que aqui nasceram e que tanto contribuíram para aquilo que existe hoje. Nuno Batista, presidente da Câmara Municipal do Porto Santo

Para assinalar o dia de “celebrar a memória”, a Câmara Municipal do Porto Santo promoveu uma palestra, que contou com a oradora convidada Cláudia Faria para abordar o tema 'Por lugares, tempos e memórias, um legado pelo Porto Santo', que pretendeu "enaltecer a singularidade desta gente, deste lugar, e trazer um pouco desse valor a população”, conforme explicou ao DIÁRIO. 

O Grupo Folclórico do Porto Santo celebra a passagem de mais um aniversario. Nuno Batista deixou uma palavra à colectividade: “Dar os parabéns ao grupo folclórico, que durante toda a sua história e está quase a fazer 60 anos, tem sido um grande exemplo. Mais do que transmitir as suas tradições, sabe valorizá-las e saber com elas permaneçam entre nós e que passem para as futuras gerações”. 

As celebrações deste dia começaram às 09h30 na Alameda Infante D. Henrique com a deposição de flores no padrão dos descobrimentos por parte das presidentes da assembleia municipal e da junta de freguesia, Fátima Silva e Joselina Melim.