Madeira

Vereadores da Confiança propõem Lazareto a Património de Interesse Municipal

Foto DR/Confiança
Foto DR/Confiança

A equipa da Confiança na Câmara Municipal do Funchal (CMF) irá apresentar esta semana "uma proposta que visa iniciar o processo de classificação do núcleo urbano existente no primeiro local no concelho onde, há 600 anos, os homens de Zarco assentaram pé em terra firme", naquele que é hoje conhecido como Lazareto, mais precisamente a foz do ribeiro. 

"A Foz da Ribeira Gonçalo Ayres, actualmente desconhecida de muitos funchalenses, serviu ao longo dos séculos, de local de desenvolvimento de várias actividades, como a instalação do Lazareto, que dá nome ao sítio, de um hospital, de uma prisão, de um asilo e um centro polivalente", recorda uma nota da Confiança. "Considerando que o património arquitectónico e natural, associado à riqueza da sua história, fazem deste espaço um local único que deve ser preservado à voragem dos apetites imobiliários, salvaguardando o seu usufruto para os funchalenses do presente e do futuro", justifica a proposta.

Assim, contam os vereadores da Confiança que "têm aguardado, com alguma expectativa, por trabalhos e propostas desenvolvidas pelo executivo municipal que visem a modernização, qualificação e regeneração urbana da cidade, as quais tardam em chegar", lamentam. "Num momento de forte especulação imobiliária e enorme fluxo turístico na região, que contrasta com uma evidente crise social e crescente insegurança na cidade, acreditamos que a implementação de medidas estratégicas do âmbito urbano será determinante na construção do futuro do Funchal", almejam.

"Este tipo de medidas incentiva a permanência e a deslocação no espaço urbano. Consequentemente estas 'acupuncturas urbanas' serão determinantes na atractividade dos lugares da cidade, na segurança do espaço público, no crescimento e dinâmica da economia local. Esta proposta de classificação surge no seguimento do arranque de obras no local e como medida de salvaguarda de património importante da cidade do Funchal, que se encontra num estado de degradação avançado", refere o vereador Amílcar Nunes, citado na nota de imprensa.

"Para nós, é fundamental que este património seja devolvido à cidade e ao funchalenses pois são parte do seu carácter e identidade", defende o arquitecto. "É importante que está área da cidade seja redescoberta e reinscrita nos pontos de interesse da cidade, pois possui, a vários níveis, um enorme potencial. Esperamos que esta proposta constitua uma alavanca para que se volte a fazer urbanismo e a desenhar uma cidade para o futuro", acredita o autarca da Confiança.

Desta forma, "face às premissas expostas a equipa da Coligação de Confiança, na sua política de proximidade e compromisso com os munícipes, proporá na próxima reunião de Câmara a abertura do processo de classificação, como conjunto de Interesse Municipal do núcleo urbano da Foz da Ribeira Gonçalo Ayres, do forte do Lazareto ou dos Louros e do Miradouro do Lazareto", conclui a nota.