Madeira

Erasmus + levou alunos da 'Bartolomeu Perestrelo' à Alemanha

None

Entre os dias 22 e 28 de Outubro, dois professores e quatro alunos da Escola Básica 123/PE Bartolomeu Perestrelo, no Funchal, participaram na terceira mobilidade do projecto 'STORM' (Smart Teens One Ready Mission), que se realizou na Alemanha.

Esta iniciativa, inserida no âmbito do projecto Erasmus +, decorreu na Escola Karl-von-Closen-Gymnasium, no município Eggenfelden (Baviera), com o objectivo principal de analisar os efeitos das alterações climáticas.

No primeiro dia, durante a estadia na Alemanha, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar as suas respectivas escolas, assim como os trabalhos relativos aos efeitos das alterações climáticas nos países de origem. Na parte da tarde, foi possível fazer uma visita à cidade anfitriã e conhecer os seus monumentos históricos.

No segundo dia, foram criadas equipas de trabalho, constituídas por alunos de diferentes nacionalidades, que tinham a tarefa de fazer propostas na área da reciclagem, reutilização e redução.

Enquanto esta actividade decorria, os professores participaram num workshop na área do projecto Eco-escolas e do projeto K.I.D.Z 21 dinamizado pelo professor Matthias Rockl. A parte da tarde, ficou marcada por uma visita à floresta de Burgenwald.

No terceiro dia da mobilidade, o grupo realizou uma visita à cidade de Burghausen, cidade que faz fronteira com a Áustria e que tem como um dos polos de atracção um castelo com 1.051 metros de comprimento.

No último dia da mobilidade foi marcado por uma visita à cidade de Passau, também conhecida com a "Cidade dos Três Rios", porque é nesta cidade que se cruzam o rio Danúbio o rio Inn (do Sul) e Ilz (do Norte, vindo da Floresta Bávara).

Neste dia, decorreu ainda a cerimónia de entrega dos certificados de participação.

Esta mobilidade possibilitou que os alunos portugueses convivessem com alunos provenientes dos restantes países europeus que integram o projecto, nomeadamente a Alemanha, Turquia, Roménia, Islândia   e Suécia, promovendo o intercâmbio cultural e aperfeiçoando o domínio da língua inglesa.