5 Sentidos

Estreia de Marcha marca 126.º Aniversário da Banda Municipal de Machico

A instituição anuncia a criação da 'Nova Orquestra Juvenil de Machico', já em actividade com cerca de 25 crianças e jovens músicos

Fotos DR/Banda Municipal de Machico Ver Galeria
Fotos DR/Banda Municipal de Machico

A Banda Municipal de Machico, fundada em 1 de Novembro de 1896, comemora nessa data mais um aniversário com pompa e dada a circunstância dos 126 anos de história, será executada a Marcha a assinalar a data, autoria do jovem músico Diogo Nóbrega.

"Esta comemoração culminará no dia 1 de Novembro, com "o hastear da bandeira que decorrerá às 8h00 na sede da Banda, na Casa da Música, acompanhada pela execução do Hino da Filarmónica, o qual dará lugar à execução da Marcha do 126.º Aniversário, da autoria do nosso jovem músico, que está de parabéns pela composição da sua primeira marcha, que é sempre um momento de muita expectativa para os músicos neste particular", informa uma nota da direcção assinada pelo seu presidente, Manuel Spínola. 

"Como é tradição o Maestro/Regente compõe a Marcha comemorativa do aniversário e, por vezes, pode ser proposto a músicos, que estejam habilitados para tal", explica.  O programa deste dia de festa, complementa-se com a solenização da missa das 9h00 na Igreja Matriz - um regresso após dez anos - cantada pelos músicos da Banda, acompanhada ao órgão pelos professores Nuno Nicolau e Manuel Spínola. Após a missa, retomamos o desfile/arruada pelas ruas da cidade, cumprimentando as entidades oficiais, religiosas e amigos, pelas 13h00 terá lugar o almoço comemorativo", refere.

Refira-se que "estas comemorações não são apenas um recordar do passado, mas sim e também, marcar a nossa presença na era contemporânea, aliada a todas a vicissitudes da conjuntura, em que vivemos", garante o dirigente. "Machico tem uma Instituição musical e cultural entre as 10 mais antigas da Madeira, foi durante quase um século a única escola de música do Concelho, onde marcou largas centenas de jovens e adultos de diferentes gerações para uma maior sensibilidade artística e formação musical, contribuindo na educação e na formação das pessoas para o exercício no seu dia a dia de boas práticas para a cidadania plena, de bons cidadãos", acrescenta. 

Nesta longa história desde 1896 até 2022, "recheada de altos e baixos momentos, como acontece a todos as instituições, muito próprio das dinâmicas da vida, que foi gravada em livro, denominado de 'A Secular Banda Municipal de Machico', que foi lançado no dia do Concelho de Machico 8 de Maio de 2022 e foi apresentado este ano, no plano previsto para as comemorações dos 125 anos da Banda Filarmónica".

Relativamente aos "nossos projectos, é com muito orgulho que anunciamos a continuidade do novo projecto musical, que é a criação da “Nova Orquestra Juvenil de Machico” já em atividade com cerca de 25 crianças e jovens músicos orientados por três professores, que complementam o seu trabalho na escola de formação da Banda", anuncia.

E acrescenta: "Verificamos a continuidade de adesão de jovens aprendizes, isto tudo graças ao trabalho desenvolvido, quer pela Direção Administrativa quer pela Direção Artística, em coordenação com a Escola de Formação da Banda. É de salientar que a nossa Banda tem no activo 43 músicos e são, na sua maioria, elementos que iniciaram a aprendizagem na Escola da Banda."

E continua: "Ainda desenvolvemos novos géneros musicais e artísticos, tais como a Tuna de Tocares e Cantares; a Trupe de Carnaval; as Marchas dos Santos Populares, e os Gaiteiros da Banda, envolvemos aproximadamente cerca 275 pessoas nas nossas actividades. A nossa Associação tem levado o bom-nome do nosso Município e da Madeira pelo nosso País, através de intercâmbios culturais com outras Filarmónicas, adquirindo novos enriquecimentos socioculturais, e em particular para a nossa Juventude."

Para o próximo ano, "temos previsto concluir o Intercâmbio com a Filarmónica Vizelense do Concelho de Vizela, Distrito de Braga, que foi cancelado em 2020, por causa da pandemia de covid-19". E aproveita para "agradecer ao Governo Regional, através das secretarias Regionais do Turismo e da Educação, pelo apoio financeiro através do protocolo, para colmatar a falta ou ausência de serviços/atuações, em consequência do covid-19, e o apoio através de contrato programa para os concertos em Lugares com História 2022, bem como ao Município de Machico pelo protocolo na base do apoio continuo anual e na edição do livro dos 125 anos.  Sem deixar de referir a Junta de Freguesia e a Casa do Povo de Machico.

Por fim, termina o dirigente, "um enorme agradecimento a todos os músicos, maestros, regentes, dirigentes e corpos sociais, famílias e encarregados de educação, paróquias e empresas de Machico, quer no passado quer no presente, contribuíram para honrar a Muy Nobre Banda Municipal de Machico".