Mundo

Autarca do partido de Lula da Silva assassinado em Jandira

None

Autarca do partido de Lula da Silva assassinado em Jandira

Um político brasileiro do Partido dos Trabalhadores (PT) foi assassinado esta sexta-feira em Jandira, estado de São Paulo, baleado já muito próximo de casa, com os disparos a serem efetuados a partir de um veículo.

Reginaldo Camilo dos Santos, de 51 anos, conhecido por Zezinho, tinha concorrido a deputado federal nas eleições de 02 de outubro, onde recebeu cerca de 9.000 votos, mas não foi eleito. Em 2020, foi candidato a liderar o município de Jandira, ficando em terceiro lugar, conseguindo assegurar o lugar de vereador.

Na última semana, várias imagens foram publicadas em redes sociais em que o mostravam em campanha por Fernando Haddad do PT, candidato a governador, e Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à presidência brasileira.

As autoridades declararam que o motivo do crime é desconhecido, para já, embora o deputado federal Jilmar Tatto (PT) tenha declarado que os relatórios iniciais apontam para um crime de ódio, embora o caso precise de ser analisado em pormenor.

"Testemunhas relataram que uma pessoa passou gritando Bolsonaro, ele [Zezinho] gritou Lula e a pessoa sacou da arma e disparou três tiros. Tudo indica que foi a ação de um apoiante bolsonaro dentro deste clima de intolerância no país", afirmou, citado pela Globo.

O homicídio aconteceu a dois dias das eleições presidenciais. Luiz Inácio Lula da Silva venceu a primeira volta das eleições com 48,4% dos votos e Jair Bolsonaro recebeu 43,2%, pelo que os dois candidatos enfrentam-se agora numa segunda volta marcada para este domingo.