Coronavírus Madeira

Pandemia de covid-19 agravou sintomas de Perturbação Obsessivo-Compulsiva

SESARAM realizou, ontem, uma conferência de 'Psicologia no Quotidiano', no Museu da Imprensa da Madeira

None

A Unidade de Psicologia do Serviço Regional de Saúde (SESARAM) realizou, ontem, 28 de Outubro de 2022, no Museu da Imprensa da Madeira, a conferência de 'Psicologia no Quotidiano', subordinado à temática 'Viver com Perturbação Obsessivo Compulsiva'.

A Perturbação Obsessivo-Compulsiva (POC) é uma doença psiquiátrica caracterizada pela presença de Obsessões e/ou Compulsões que interferem significativamente em áreas importantes do funcionamento do sujeito. De acordo com a American Psychiatric Association, estima-se que a sua prevalência ronde entre 1 a 3% da população, salientando que perturbações como a depressão e a ansiedade surjam como comorbilidades frequentes. 

A organização explica que "a necessidade de abordar e discutir esta temática surgiu na fase pós-pandémica, depois do reconhecimento, no impacto social, económico e na Saúde Mental da população, com ênfase no agravamento de doenças psiquiátricas já existentes".

Dimensões como 'Contaminação, Limpeza e Acumulação' ganharam destaque, sobretudo após as medidas de combate associadas à disseminação da covid-19, desde o período de confinamento em Março de 2020.

De acordo com o SESARAM, "alguns estudos referem, efectivamente, o agravamento significativo da sintomatologia Obsessivo Compulsiva", enquanto surgem outros estudos que "demonstram variabilidade na resposta dos utentes" com esta perturbação à pandemia, "encontrando uma oportunidade de compromisso e motivação para o seu tratamento".

A cerimónia de abertura foi presidida pelo secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos e contou com a presença da presidente do Conselho de Administração do SESARAM, Rafaela Fernandes, do coordenador da Unidade de Psicologia do SESARAM, Carlos Mendonça, da vereadora da Educação, Intervenção Social e Juventude, em representação do presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Sónia Pereira, da presidente da Mesa da Assembleia Regional da Madeira da Ordem dos Psicólogos Portugueses, em representação da Delegação Regional da Madeira da Ordem do Psicólogos Portugueses, Letícia Oliveira, entre outros convidados.