Madeira

Newsletter do 'Liceu' vence concurso nacional de Melhor Jornal de Escola

None

A 'Lyceu Newsletter' é um dos vencedores do Concurso Jornais Escolares, promovido a nível nacional pelo jornal Público, através da rubrica 'Público na Escola', dá conta uma nota remetida este sábado, 29 de Outubro, às redacções.

A notícia foi divulgada pelo periódico, anunciando que o jornal da Escola Secundária Jaime Moniz, no Funchal, foi um dos dois vencedores desta edição do concurso, juntamente com o 'Mar da Palha', jornal do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro, em Almada.  

Neste concurso participaram várias escolas do país, com trabalhos da responsabilidade dos alunos e foram apurados 11 vencedores para nove prémios.

Segundo a notícia do 'Público', “quando recebeu a chamada a dizer que 'Lyceu Newsletter', o jornal que coordena, tinha sido distinguido no Concurso Nacional de Jornais Escolares, promovido pelo PÚBLICO na Escola, o professor José António Gouveia [coordenador do projecto] não acreditou. Mas não era engano: o jornal da Escola Secundária Jaime Moniz, no Funchal, foi um dos dois grandes vencedores desta edição do concurso, juntamente com o Mar da Palha, jornal do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro, em Almada. Têm em comum a resiliência e longevidade de quase duas décadas”.

A edição de 2021/22 do Concurso Jornais Escolares contou com 129 candidaturas elegíveis, e “houve um pouco de tudo".

"Jornais em papel, digitais, newsletters, publicações já com muitos anos de existência e outras que surgiram mais recentemente. E a lista final de premiados foi um reflexo dessa diversidade de meios, abordagens e contextos”, refere a mesma publicação.

O destaque do grupo de vencedores vai para a grande “distribuição geográfica” e para a “forte presença de jornais da responsabilidade total de alunos”, diz Luísa Gonçalves, professora e coordenadora do PÚBLICO na Escola e jurada do concurso.

Além de 'Lyceu Newsletter', melhor jornal de escola, e 'Mar da Palha', melhor jornal de agrupamento, foram premiados projectos de Norte a Sul de Portugal continental, e ainda um dos Açores.